Tecnologia

Recurso do Google promete ajudar usuários de ônibus em cidades-sede da Copa

Ao acessar o Google Maps, é possível conferir as linhas disponíveis e os horários de saída

postado em 23/04/2014 16:14
Serviço mostra linhas disponíveis e caminho mais rápido até o local desejado
A empresa norte-americana Google lançou o recurso Google Transit, que promete tornar mais fácil o deslocamento dos usuários de ônibus nas cidades que recebem a Copa do Mundo. Em Brasília, o serviço foi montado em parceria com o DFTrans, que repassou as informações sobre todas as linhas que cortam o DF. A ferramenta visa principalmente a circulação de estrangeiros no país. O lançamento foi realizado simultaneamente em outras cinco cidades-sede: Salvador, Manaus, Recife, Natal e Cuiabá. O recurso já estava disponível nas outras seis cidades-sede.

A ferramenta é parte do aplicativo Google Maps, e oferece ao usuário o melhor itinerário entre dois pontos. Entre as informações apresentadas, estão as linhas disponíveis e os horários de saída. É possível acessar o recurso tanto em smartphones como em computadores.



"É um serviço de extrema utilidade pública", explica a diretora-geral interina do DFTrans, Fátima Zanon. "Nós fornecemos, por meio de uma equipe técnica, os dados de todas as linhas do DF. Qualquer mudança que houver, o Google é notificado imediatamente, deixando o serviço sempre atualizado".

Para utilizar o serviço pelo celular, o usuário deve baixar o aplicativo Google Maps e procurar um destino. Na tela do smartphone, serão apresentadas três opções: de carro, a pé, ou de ônibus. A partir daí, é possível visualizar a melhor forma de se deslocar até o local desejado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação