Tecnologia

Brasileiro cria sistema eficaz de reconhecimento de placa de carros

Pesquisador da PUC-RJ cria um dos mais eficazes sistemas de reconhecimento automático de placas de carros

Isabela de Oliveira
postado em 18/06/2014 06:00
Clique na imagem para ampliá-la

Se há corpos em movimento, existe chance de colisão. E, como se não bastassem as leis da física, a imprudência contribui ainda mais para a insegurança no trânsito. Para manter motoristas na linha, a tecnologia é cada vez mais acionada. Radares, barreiras eletrônicas, bafômetros... A lista de equipamentos já é grande e não para de crescer ou ser aprimorada, como mostra um recente projeto desenvolvido por pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Em uma dissertação de mestrado, Eduardo Pimentel de Alvarenga, 32 anos, aprimorou os sistemas de reconhecimento automático de placas, uma tecnologia já usada em diversos países, incluindo o Brasil. Esses mecanismos são softwares capazes de, sozinhos, ler e interpretar as identificações de veículos. São muito úteis, por exemplo, para controle de tráfego, estacionamento e monitoramento de faixas exclusivas (veja infografia). Porém, alguns modelos ainda deixam a desejar, apresentando um número excessivo de erros.



O programa criado por Alvarenga se mostrou capaz de reduzir bastante a imprecisão de identificação. O índice de acerto é de 98,6% semelhante ao do Template Matching, software italiano que está entre os mais precisos do mercado. O invento brasileiro, contudo, tem ainda a vantagem de ser mais leve do que os demais, funcionando em praticamente qualquer máquina, desde os potentes computadores dos centros de monitoramento de trânsito até um smartphone utilizado por um fiscal de rua.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação