Tecnologia

Google pretende levar o sistema operacional Android para o nosso cotidiano

No volante, no pulso ou na sala de casa: atualização chega aos usuários no fim do ano

postado em 01/07/2014 10:33
;Nós imaginamos; Como seria se os pixels de um aparelho se não fossem apenas cores, mas também profundidade?; Foi assim que Matias Duarte, diretor da divisão que cuida da experiência do usuário com o Android, justificou a reformulação gráfica dos sistemas operacionais do Google durante a I/O, conferência anual que apresenta as novidades da gigante da tecnologia. A empresa introduziu o conceito do material design, que promete uniformizar os produtos da empresa com uma aparência mais simples e bonita.

Laptop Chromebook e o smartphone da empresa: interface uniformizada
Uma nova atualização do Android estará disponível no fim do ano, a versão 5.0, ou, como foi chamada, Android L. Com uma interface remodelada, os aparelhos com o sistema do robô vão ficar mais coloridos e bonitos, com menus minimalistas e dinâmicos. A aposta é nos efeitos de profundidade, dando aparência tridimensional, com animações para dinamizar as transições de tela.



[SAIBAMAIS]Os desenvolvedores precisarão apenas definir um nível de profundidade para os aplicativos, e as sombras e as iluminações virtuais serão automáticas. A palheta de cores da tela será gerada automaticamente de acordo com o que estiver sendo exibido no display.

No Android L, será possível interagir com as notificações dos apps diretamente da tela de bloqueio do celular, lembrando os cards do Google Now. No mês passado, durante a conferência do mesmo gênero da Apple, a empresa fundada por Steve Jobs foi além: no iOS 8 haverá a possibilidade de interagir com os aplicativos sem a necessidade de abri-los, diretamente da tela de notificações. Isso também já está presente nos aparelhos da BlackBerry.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação