Tecnologia

Relembre os games de sucesso que completam duas décadas este ano

Como legado, destacam-se mudança de mecânicas e surgimento de clássicos

postado em 22/07/2014 10:17
Game Donkey Kong country: tropical freeze comemora os 20 anos do primeiro jogo da série

O ano é 1994. Nos esportes, o Brasil de Dunga, Romário e Bebeto se torna tetracampeão após a final dramática contra a Itália na Copa do Mundo disputada nos Estados Unidos. Na música, a popularização de bandas do movimento punk rock, como Offspring e Green day. Enquanto, no Brasil, Raimundos e Skank preparavam o terreno do cenário musical para uma tal de Utopia, que no ano seguinte veio a se tornar a avassaladora Mamonas Assassinas. É também quando os brasileiros perdem duas das maiores figuras presentes na rotina dos domingos da época: Ayrton Senna, em 1; de maio, e Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, em 29 de julho.



Diante de fatos tão marcantes para o país, o mundo dos games, compreensivelmente, não teve tanto destaque. Entretanto, isso não significa que o período não foi marcante para os fãs de joguinhos digitais. Chamado de ;o ano dos cartuchos; pela nipônica Nintendo, a época foi importantíssima para a introdução de novos ícones na cultura visual da indústria: tais como o companheiro de Sonic, Knuckles, a Morrigan de Darkstalkers, e o imponente Akuma, protagonista do mito da ;tela branca do Akuma; que, para muitos jovens, era tão verdadeiro quanto nota de R$ 3. Imagine você, que grande parte desses títulos já completa duas décadas este ano. Veja abaixo a seleção dos principais jogos lançados naquele período:

The need for speed
Se você é fã da série The need for speed, agradeça a este título. Aliás, a Electronic Arts também deve agradecer aos céus por ser o início do que veio a ser a franquia de jogos de corrida mais lucrativa de todas. Aproveitando a tecnologia recém-desenvolvida na época, a dos 32 bits, o game foi lançado originalmente para 3DO. Desenvolvido pelo estúdio da EA no Canadá, o game foi uma parceria entre a companhia e a publicação Road & Track, especializada em automóveis. Por isso, há vários comentários em áudio sobre os diversos veículos do título (Ferrari 512TR, Dodge Viper RT/10, Mazda RX-7, Lamborghini Diablo VT, por exemplo) e pistas. Edições para PlayStation, Sega Saturn, MS DOS e Windows 95 vieram a ser lançadas depois.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação