Tecnologia

Vazamento de fotos de Jennifer Lawrence nua revela insegurança na web

Um hacker teria invadido o iCloud das artistas e conseguido as imagens

postado em 01/09/2014 11:52

Falha no iCloud teria provocado vazamento de fotos  íntimas

Depois do vazamento de dezenas de fotos de celebridades nuas na internet, a segurança na rede voltou a ser preocupante para os internautas. Imagens da atriz Jennifer Lawrence, e outras cem celebridades em poses sensuais foram divulgadas no domingo (31/8) no site 4chan e circulam na internet. Tudo porque um hacker teria identificado uma falha de segurança no iCloud das artistas para conseguir as imagens.

[SAIBAMAIS]Não só as celebridades, portanto, estão vulneráveis às ações dos hackers. "A todo momento, pessoas tentam quebrar as leis de segurança na internet. Então, não mantenha dados que você não quer que se torne público em aparelhos móveis", aconselha a advogada Ellen Falcão, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF).

Segundo Falcão, as senhas de smartphones e tablets nem sempre são seguras, assim como o uso de internet compartilhada. Outra dica importante é ter cuidado com os aparelhos, para não perdê-los e deixar a disposição de qualquer pessoa.



Sobre as fotos de nudez, a advogada explica que as pessoas prejudicadas pela publicação podem pedir reparação de danos cíveis e criminais por terem direito de imagem violado. De acordo com Falcão, o Marco Civil da Internet veio para preservar as normas de uso da rede. "A lei não garante que os casos não ocorram novamente, mas conserva as provas, como IP do computador que divulgou as fotos inapropriadas", explica Falcão.

A lei ainda estabelece que, em casos de nudez, as vítimas podem pedir a remoção das fotos diretamente em sites que onde as imagens estão publicadas, sem ter que solicitar uma autorização à Justiça.

Falha do iCloud

Uma das hipóteses para a invasão do iCloud das celebridades é uma falha que permitiria "chutar" várias vezes a senha de uma ID até acertar, a partir de script criado por uma empresa que hackeia aplicativos móveis. O problema estaria no recurso Buscar Meu iPhone, que não impede o acesso após uma quantidade determinada de tentativas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação