Tecnologia

Serviços de streaming ajudam a reduzir pirataria de músicas no Brasil

De acordo com levantamento, o hábito de baixar músicas ilegais na internet é 31% menor entre os usuários de streaming

postado em 22/01/2015 18:59
De acordo com levantamento, o hábito de baixar músicas ilegais na internet é 31% menor entre os usuários de streaming
Usuários de serviços de streaming de música, como Deezer, Google Play Music, Napster, Rdio e Spotify, atualmente disponíveis no Brasil, consomem menos conteúdo pirata. A informação foi verificada em um estudo divulgado pelo instituto de pesquisa on-line Opinion Box, que contou com a participação de 1.112 entrevistados.

De acordo com o levantamento, o hábito de baixar músicas ilegais na internet é 31% menor entre os usuários de streaming, uma vez que esses serviços disponibilizam de forma prática catálogos com milhares de faixas nacionais e internacionais.

[SAIBAMAIS]Outro fator percebido é o aumento do conhecimento dos consumidores sobre serviços de streaming de música no país. Segundo a pesquisa, 56,5% dos entrevistados afirmaram já conhecer o segmento. Entre os entusiastas da tecnologia, 40,9% ressaltaram usar o serviço todos os dias e 40,6% disseram acessar suas plataformas ao menos uma vez na semana.

Mesmo com o avanço, o rádio continua sendo o meio mais popular para ouvir música no Brasil para 76,4% das pessoas. Plataformas de vídeo online (73,7%), MP3 (72,8%), CD (60,1%), televisão (48,2%), streaming (28,2%) e vinil (8,2%) aparecem em seguida, ocupando as primeiras sete posições entre as preferências dos brasileiros.

O estudo foi encomendado pelo Comitê de Desenvolvimento da Música Digital, uma iniciativa nacional que congrega os principais provedores de serviços de streaming de música no Brasil. O objetivo da comissão é promover o mercado local e incentivar os consumidores a adotarem essa tecnologia no país .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação