Tecnologia

Vai utilizar o WhatsApp pela web? Confira dicas para evitar golpes virtuais

Cuidados ajudam usuários a evitar vazamento de informações

postado em 28/01/2015 11:36
Cuidados ajudam usuários a evitar vazamento de informações

Recentemente, o popular aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones WhatsApp divulgou a disponibilidade de uma versão para PCs, voltada a usuários do app -; exceto aqueles que utilizam o iOS. Ao mesmo tempo em que isso representa uma facilidade para os internautas, que não precisam mais checar o celular para verificar atualizações, por outro lado, aumenta o risco a vazamento de informações e golpes virtuais.

[SAIBAMAIS]A facilidade e a agilidade proporcionada pelo aplicativo amplia o número de informações que circulam por ele, já que muitos usuários preferem resolver pelo próprio WhatsApp questões pessoais ou corporativas, ampliando a visibilidade e foco do aplicativo para novos cibercrimes.

;Aplicativos de mensagens instantâneas facilitam a vida do usuário e a versão para PCs tornará essa comunicação ainda mais melhor;, afirma Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil. ;No entanto, as pessoas precisam ficar atentas aos riscos, uma vez em que o PC passa a ser uma nova forma de os cibercriminosos realizarem golpes voltados a roubar informações dos usuários compartilhadas pelo WhatsApp ou, ainda, usar o app para infectar a máquina do internauta;, complementa.

Para evitar os riscos associados ao uso da versão do WhatsApp para PCs, a empresa de segurança ESET preparou algumas dicas para os usuários dessa nova versão:

1 ; Aceite somente contatos conhecidos: tanto nos sistemas de mensagens instantâneas, como em redes sociais, a recomendação é a mesma: só aceite e interaja com contatos conhecidos. Assim, impede-se o acesso de perfis criados por hackers para se comunicar com as vítimas e a exposição a diversas ameaças.

2 ; Atualize o sistema operacional e aplicativos: é sempre recomendável manter atualizadas as últimas correções de segurança e do sistema operacional do computador para evitar a propagação de ameaças, por meio de vulnerabilidades encontradas nas versões anteriores.

3 ; Evite a execução de arquivos suspeitos: a propagação de malware geralmente é realizada por meio de arquivos executáveis. É aconselhável evitar a execução de quaisquer arquivos, a menos que se conheça a procedência de sua segurança e sua fonte seja confiável.

4 ; Utilize soluções de segurança adequadas: o antivírus, firewall e antispam representam as aplicações mais importantes para a proteção do computador contra as principais ameaças que se propagam pela internet. O uso dessas tecnologias reduz o risco e a exposição às ameaças.

5 ; Use senhas fortes: é recomendável o uso de senhas com diferentes tipos de caracteres (letras, números e caracteres especiais) e com tamanho não inferior a oito caracteres. Além disso, os usuários devem trocá-las periodicamente.

6 ; Proteja-se de usuários inconvenientes: vale a pena bloquear usuários, relatar publicações ofensivas ou spam e denunciar usuários falsos e conteúdos inadequados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação