Tecnologia

Pesquisadores criam gadget que produz eletricidade enquanto se escreve

Além de autolimpante, tecnologia reconhece o padrão de digitação do usuário

Vilhena Soares
postado em 09/02/2015 06:08

Além de autolimpante, tecnologia reconhece o padrão de digitação do usuário
As senhas ainda são a forma mais usada para proteger os dados e a privacidade de usuários de computador. Uma vez que esse código é descoberto por outros, a vulnerabilidade da pessoa se torna imensa. Mas e se, mesmo de posse das suas senhas, ninguém conseguisse usar sua máquina? Essa possibilidade se torna mais próxima de virar realidade com um novo teclado criado no Centro de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech), nos Estados Unidos.

Pesquisadores da instituição criaram um dispositivo que registra a força e a velocidade com que as teclas são pressionadas, algo impossível de ser imitado por outra pessoa. Dessa forma, mesmo sabendo quais letras e números você usou para proteger seu computador, dificilmente alguém conseguiria digitá-los da mesma forma. Até agora, os criadores só têm um protótipo nas mãos, mas eles acreditam ser possível aperfeiçoá-lo para que ele substitua os teclados usados atualmente.



O produto tem ainda outra vantagem: enquanto é utilizado, é capaz de produzir energia suficiente para carregar um aparelho eletrônico pequeno ou reduzir o consumo do computador. Essa função tem relação com a origem do projeto, que tinha o objetivo inicial de trabalhar com nanomateriais que geram energia sozinhos. ;Trabalhamos com nanogeneradores por cerca de 10 anos. Esse produto é baseado em nosso primeiro trabalho, publicado há quatro anos. Depois, já surgiram mais de 100 artigos no mesmo campo, feitos por outros pesquisadores parceiros;, conta ao Correio Zhong Lin Wang, professor da Faculdade de Engenharia do Georgia Tech.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação