Tecnologia

Ubisoft anuncia game para ajudar no tratamento de problema ocular

Novo título do estúdio só será disponibilizado para quem tiver prescrição médica

postado em 03/03/2015 18:35
Novo título do estúdio só será disponibilizado para quem tiver prescrição médica
A Ubisoft, desenvolvedora responsável por games de séries como Assassin;s Creed e Far Cry, anunciou nesta terça-feira (3/3), durante a Game Developers Conference em São Francisco, Dig Rush, um jogo novo para tablets feito para ajudar pessoas que tenham ambliopia, uma disfunção ocular também conhecida como ;olho preguiçoso;. Ela ocorre quando os olhos e o cérebro não trabalham juntos. Isso faz com que um dos olhos tenha uma visão mais prejudicada. O trabalho foi feito em parceria com a startup Amblyotech.

Para jogar, é necessário ter uma prescrição médica e um par de óculos 3D do estilo mais antigo, daqueles com uma lente azul e outra vermelha. O game consiste em conduzir toupeiras mineradoras em cavernas e túneis em busca de ouro.

[SAIBAMAIS]Dig Rush ajuda no tratamento pela forma como combina a arte do jogo com o uso dos óculos 3D. Enquanto todos os cenários são feitos em preto-e-branco, os personagens são vermelhos e os objetos são azuis. Assim, ao usar os óculos especiais, a pessoa precisa manter os dois olhos abertos e em trabalho conjunto para enxergar todos os elementos e jogar apropriadamente. Afinal, caso apenas um dos olhos esteja aberto, a pessoa só verá os personagens. Caso o outro esteja aberto, só serão vistos os objetos.

O game procura trabalhar os olhos de uma forma diferente de tratamentos mais clássicos para a ambliopia, como o uso de um tapa-olho para cobrir o olho mais forte. Segundo Robert Derricotte, executivo da Amblyotech, esse tipo de solução procura ;forçar o olho mais fraco para trabalhar mais. Ele não treina ambos olhos para trabalharem juntos;, que é justamente a intenção de Dig Rush.

A indicação é que o game seja jogado por aproximadamente uma hora por dia durante um período de quatro a seis semanas. Não foram anunciadas data de lançamento ou informações sobre preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação