Tecnologia

Huawei anuncia parceria de quatro anos com universidade brasileira

Fabricante chinesa se une a Universidade Federal de Campina Grande para ensino e pesquisa na área de computação em nuvem

postado em 18/03/2015 17:42

Fabricante chinesa se une a Universidade Federal de Campina Grande para ensino e pesquisa na área de computação em nuvem

A Huawei, maior fabricante global de equipamentos de telecomunicações, têm buscado estreitar suas relações com o Brasil. Entre os focos da empresa no país está o crescimento do setor de pesquisas e desenvolvimento, envolvendo parcerias com universidades e outras companhias.

[SAIBAMAIS]Um dos primeiros passos para atender esse objetivo é a parceria de quatro anos com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. Inicialmente, serão ministrados cursos de um ano para capacitar e certificar estudantes de diversos cursos que entrarão em contato com equipamentos e softwares do segmento de computação de nuvem. Além disso, um laboratório será montado no campus para aulas e pesquisas na área.

Em entrevista exclusiva ao Tecnologia, o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Huawei no Brasil, Tito Ocampos, contou um pouco mais sobre a parceria.

Como surgiu a parceria com a UFCG?

Desde o ano passado, a Huawei têm buscado aprofundar suas ações no Brasil, principalmente na área de pesquisa e desenvolvimento. Assim, buscamos parceiros para desenvolver projetos que envolvam o crescimento de tecnologias inovadoras no país. A parceria com a UFCG se deve a maturidade da instituição em relação ao campo de computação em nuvem e ao grande potencial que a região em que está inserida apresenta.

Por que a área de computação em nuvem?

A computação em nuvem, ou cloud, é uma das grandes tendências do mercado global. Atualmente, todas as grandes empresas contam com soluções nessa área. E para que esse segmento tenha seu crescimento, é preciso que os ecossistemas em que atuam amadureçam, o que se alcança com pessoas treinadas e certificadas.

Como se dará o trabalho em conjunto com a universidade?

A parceria terá três pontos principais. O primeiro é o treinamento e qualificação dos estudantes. Serão ministrados cursos de um ano para cerca de 30 alunos em fase final do curso. Outro ponto é trazer o conhecimento da Huawei sobre a área em questão, inclusive com a visita de engenheiros da empresa. Por fim, haverá a transferência de tecnologia em si, com a instalação de um laboratório dentro do campus para o ensino da área e execução de outros projetos e pesquisas.

E quando se iniciará o projeto?

A primeira turma começará o curso de capacitação em abril. Mas esse será apenas o primeiro passo. Nosso acordo é de quatro anos e esperamos que, além de capacitar os alunos, possamos desenvolver outros projetos de pesquisa juntamente a universidade nos próximos anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação