Tecnologia

Pesquisador cria programa que simula o efeito de uma maquiagem

O equipamento consiste em um monitor sensível ao toque conectado a uma câmera Kinect

Roberta Machado
postado em 30/03/2015 05:45
Simulação de maquiagem feita pelo programa criado na USP
Experimentar uma peça de roupa, fazer um test drive, ligar um eletrodoméstico ainda na loja. Testes são fundamentais para que o consumidor saiba, antes de concluir um negócio, se determinado produto realmente atende suas expectativas. Com cosméticos, no entanto, o processo é um pouco diferente. Ao considerar a compra de uma maquiagem, o cliente até tem a opção de aplicar o produto na própria pele, mas o processo pode ser trabalhoso e com resultados nem sempre positivos. Buscando criar uma solução mais prática para as lojas do ramo, um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um espelho virtual que simula a prova dos produtos de beleza.

O equipamento consiste em um monitor sensível ao toque conectado a uma câmera Kinect, o mesmo dispositivo usado nos consoles de game Xbox para detectar movimentos dos jogadores. O programa é como um espelho que permite ao indivíduo simular rapidamente o resultado de uma maquiagem. Basta escolher o cosmético e aplicar o produto na tela com o próprio dedo. O usuário pode congelar a imagem gerada pelo sistema para facilitar o processo ou fazer a maquiagem sobre o vídeo como se a pessoa estivesse vendo seu reflexo.

O sistema, criado pelo engenheiro de computação Filipe Morgado Simões, é capaz de mapear os principais pontos do rosto, o que permite que o efeito se mantenha mesmo com a face se mexendo. ;Há técnicas de computação com as quais você consegue entender o que está na imagem e fazer alguma coisa em cima dela. A gente consegue rastrear a face, saber onde ela está e determinar os pontos característicos dela. Com essa referência, podemos posicionar a maquiagem na face da pessoa mesmo em movimento;, explica Simões, que desenvolveu o programa durante mestrado na USP.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação