Tecnologia

No Google Maps, Android aparece fazendo xixi em logo da Apple

Na semana passada, o ex-agente da NSA, Edward Swoden, "apareceu" dentro da Casa Branca

postado em 24/04/2015 11:26

Na semana passada, o ex-agente da NSA, Edward Swoden,

[SAIBAMAIS]Um usuário do site Hacker News Spotted descobriu algo curioso no Google Maps, sistema de mapas do Google, nesta sexta-feira (24/4). Ao entrar nas coordenadas 33;30;52.5"N 73;03;33.2"E, que levam a uma localidade no Paquistão, ele se deparou com o robôzinho característico do Android fazendo xixi no logo da Apple.

Os rumores indicam duas possibilidades. A primeira é de que se trata de um Easter Egg, aquelas animações/jogos/imagens escondidas nos programas e que só podem ser acessadas com determinados comandos, ou que um usuário conseguiu burlar o sistema e colocar a imagem lá.

Na semana passada, o ex-agente da NSA, Edward Swoden, "apareceu" dentro da Casa Branca, nos EUA, também por meio do Google Maps. Segundo o Google, um usuário conseguiu modificar os registros e colocá-lo lá.

Atualização:

Segundo o TechCrunch, o Google se pronunciou sobre o incidente e revelou que a brincadeira não foi de autoria da empresa, mas uma pegadinha feita por um usuário.

;Lidar com spam é um problema complexo e estamos trabalhando continuamente em formas de melhorar nossos sistemas, incluindo novos jeitos de prevenir, detectar e remover edições incorretas;, disse um porta-voz do Google não identificado pela reportagem do site. ;Sentimos muito por esse conteúdo inapropriado e gerado por um usuário. Estamos trabalhando para removê-lo rapidamente.;

O autor da brincadeira foi um internauta apelidado de ;nitricboy;, um usuário do Map Maker, uma ferramenta que permite acrescentar conteúdos aos mapas do Google. A intenção é que pessoas possam complementá-los quando elas tiverem informações a mais que o Google e possam atualizar a plataforma com novas localidades (principalmente em regiões menos desenvolvidas).

Foi graças a essa possibilidade que ;nitricboy; conseguiu criar a pegadinha. O desenho do mascote do Android urinando no logo da Apple foi feito como se fosse um parque (o que explica a cor verde). Informações da conta dele mostram que o usuário também criou outros desenhos antes, como uma cara feliz e o logo do Skype.

Na semana passada, o ex-agente da NSA, Edward Swoden,

Para que uma nova edição ao Google Maps possa ser adicionada por usuários, ela precisa antes ser aprovada por uma comunidade de internautas. Não está claro ainda se ;nitricboy; teve ajuda de pessoas para que a brincadeira fosse aprovada ou se ele utilizou outros métodos para que o desenho fosse publicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação