Tecnologia

Google anuncia Android M e plataforma para internet das coisas

postado em 28/05/2015 18:20
O Google realizou nesta quinta-feira o Google I/O, evento para apresentar as principais novidades da empresa em diversas áreas. E o principal destaque ficou para o Android M, a próxima versão do sistema operacional da companhia.

[SAIBAMAIS]O Android M terá algumas melhoras e recursos novos para facilitar a vida dos usuários. Uma das novidades é o sistema de permissões em aplicativos: será possível configurar as preferências de autorização para cada aplicativo e definir a quais áreas do celular eles terão acesso, como microfone ou câmera. O Google também prometeu melhoras na hora de alternar entre diferentes aplicativos, para evitar que seja necessário voltar à tela inicial para acessar outro app.

E para entrar na onda dos pagamentos com NFC, foi apresentado o Android Pay. Ele funcionará para pagar usando o celular de forma semelhante a o que é feito com o Apple Pay. O serviço, porém, só estará disponível inicialmente nos Estados Unidos. Por fim, foram apresentados os recursos de reconhecimento de impressão digital para desbloquear tela e efetuar pagamentos com o Android Pay.

A grande outra novidade da apresentação foi o Brillo, plataforma desenvolvida para a internet das coisas, ou seja, o mercado de objetos cotidianos conectados à web. O Brillo servirá para comandar diversos aparelhos conectados à mesma rede, como termômetros, trancas e alarmes, por meio da tecnologia Weave, que funciona como sistema de comunicação baseado na nuvem.

Aprimoramentos

O restante do evento do Google serviu para demonstrar uma série de melhoras que serão feitas em diversos serviços da empresa.

Uma delas é o Google Photos, que ganhou novas funções de organização das fotos, baseadas no tempo em que foram tiradas, nos locais ou nas pessoas que aparecem nas imagens. Além disso, agora o serviço permite o upload ilimitado de imagens de até 16MP e vídeos em Full HD. A nova versão do serviço já estará disponível a partir de hoje.

O Google Now também recebeu novas funções. Em breve, o sistema será integrado ao Chrome, de forma semelhante ao que a Microsoft fará com o Cortana, assistente virtual que estará presente no novo browser da empresa, o Edge. Assim, o Now passará a disponibilizar informações adicionais na tela sobre nomes, locais e outras informações que forem selecionadas pelo usuário em uma página. Além disso, haverá melhoras na inteligência da ferramenta, com o Now on Tap.

Já o Google Maps e o YouTube passarão a ganhar recursos para disponibilizar conteúdos offline. Assim, será possível salvar roteiros e trajetos para serem utilizados de forma mais eficiente sem uma conexão de internet. De forma semelhante, o YouTube móvel poderá ter vídeos guardados para visualização offline, mas isso só estará disponível em alguns países, e o Brasil não é um deles, por enquanto.

Parceria

Ainda no tema de vídeos, o Google revelou que se juntou à GoPro no projeto Jump, que realizará vídeos em 360; com foco em realidade virtual, que serão disponibilizados no YouTube em breve. As imagens são feitas com um equipamento circular composto de 16 câmeras.

O equipamento, por enquanto, só estará disponível para alguns parceiros da empresa e não será disponibilizado ao público geral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação