Tecnologia

Shazam ganha recurso para escanear e reconhecer imagens

Ferramenta funciona de forma similar à realidade aumentada

postado em 29/05/2015 17:21
Ferramenta funciona de forma similar à realidade aumentada
O Shazam, conhecido aplicativo de reconhecimento de músicas, acrescentou uma nova funcionalidade à nova versão do programa. Agora, ele é capaz também de escanear objetos e imagens.

[SAIBAMAIS]A novidade, porém, não é o equivalente em imagens ao reconhecimento de áudio. Ou seja, não se trata de escanear uma imagem para que o Shazam faça uma busca para identificar o que está sendo visto. A nova funcionalidade trabalha mais como uma forma de realidade aumentada. Ao ver, por exemplo, um pôster que tenha a marca do aplicativo, é possível apontar a câmera com o Shazam para fazer o escaneamento. A partir disso, o programa exibirá uma série de conteúdos programados para serem ativados, como vídeos, textos ou outras mídias.

Trata-se de uma estratégia da empresa para se unir com outras companhias e divulgar o trabalho de marketing de diferentes marcas. Grandes nomes de Hollywood, como Disney e Universal Pictures, já firmaram parceria com o Shazam.

Na Austrália, a Universal Pictures se uniu ao aplicativo para promover o próximo blockbuster do estúdio: Jurassic world. Ao usar o Shazam para escanear um pôster do filme, o usuário terá a oportunidade de comprar ingressos para uma sessão, assistir a trailers e fazer um tour virtual pelo parque jurássico do longa-metragem.
Ferramenta funciona de forma similar à realidade aumentada
A nova versão do Shazam já está disponível para Android e iOS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação