Tecnologia

Facebook apresenta nova ferramenta de segurança contra programas maliciosos

Os usuários do Facebook são frequentemente vítimas de 'phishing', captação fraudulenta de chaves de acesso, entre outros, provenientes de contatos conhecidos

Agência France-Presse
postado em 23/06/2015 16:01

Facebook apresentou nesta terça-feira (23/6) uma nova ferramenta para ajudar a seus usuários a detectar e remover programas maliciosos ou malware.

Em colaboração com companhias de segurança informática como Kaspersky Lab, ESET, F-Securee Trend Micro, a popular rede social disse que conseguiu detectar esses programas maliciosos nos computadores de dois milhões de pessoas.

Leia mais notícias em Tecnologia

"Para essas pessoas, propomos uma ferramenta de limpeza que permite, enquanto está funcionando, continuar usando o Facebook, e que informa quando termina e o que encontrou", explicou Trevor Pottinger, engenheiro do Facebook encarregado da segurança.

O programa utiliza "uma combinação de sinais para localizar os lugares infectados e eliminar o programa malicioso do computador", acrescentou.

Os usuários do Facebook são frequentemente vítimas de ;phishing;, captação fraudulenta de chaves de acesso, entre outros, provenientes de contatos conhecidos, lembrou Kate Kochetkova, da Kaspersky Lab.

"Um em cada cinco ;phishing; são provenientes de notificações do Facebook", ressaltou.

"É preciso estar atento quando se recebe e-mails que parecem vir do Facebook, porque eles podem ser falsos", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação