Tecnologia

Aplicativo detecta tendências de consumo de vinho ao redor do mundo

Dados do aplicativo Delectable apontam aumento no consumo de champanhe por usuários regulares e especialistas

postado em 06/07/2015 17:27

Dados do aplicativo Delectable apontam aumento no consumo de champanhe por usuários regulares e especialistas

O aplicativo Delectable, disponível para iOS e Android, reconhece instantaneamente qualquer tipo de vinho a partir de uma foto. Por meio da plataforma, os usuários podem aprender sobre o que estão bebendo, ler recomendações de especialistas e ter suas garrafas favoritas entregues em casa. Também é possível seguir amigos para ver o que eles estão bebendo e encontrar coleções de vinhos feitas por curadores.

A companhia Delectable tem sede em São Francisco, nos EUA, e começou a lançar este mês estatísticas que mostram como os gostos dos usuários estão mudando, com base em mais de 1 milhão de cadastros de produtos desde o primeiro quadrimestre de 2013. A ideia é recolher dados dos usuários para medir tendências em consumo de vinho ao redor do mundo e documentar estilos de vinho exóticos.

Os dados do Delectable confirmaram tendências curiosas. Uma delas é o crescimento dos chamados ;grower champagnes;, bebidas feitas a partir de uvas cultivadas em pequenas casas produtoras. Estes champanhes já eram preferência dos sommeliers e críticos de vinho usuários do Delectable, mas cresceram em popularidade entre os usuários regulares. Até abril de 2013, os ;grower Champagnes; representavam 31% de todos os compartilhamentos sobre champanhe. Dois anos depois, a estatística subiu para 40%.

Com informações de Rafaella Panceri

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação