Análise: Lenovo Vibe A7010 chama a atenção por atrativos topo de linha

Equipado com leitor de digitais, sistema de som digital e câmera de 13MP, o primeiro smartphone da marca chinesa a chegar ao Brasil tem condições para bater de frente com aparelhos há mais tempo no mercado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/02/2016 16:00 / atualizado em 13/05/2016 12:36

Lenovo/Reprodução


Que xing-ling que nada! Depois da Asus abalar o mercado de topos de linha com o Zenfone 2 e a Xiaomi prometer (e cumprir!) preços acessíveis e boas especificações com o Redmi 2, a Lenovo chega ao mercado tupiniquim para mostrar que os chineses realmente sabem como fazer um celular.


O aparelho de estreia da marca - que comprou a Motorola em 2014 por U$ 2,9 bilhões - é o Lenovo Vibe A7010, intermediário equipado com leitor de digitais, processador octa-core, câmera de 13MP, tela Full HD e conexão 4G.

Primeiras impressões
De início, o botão power causa uma certa estranheza por estar no lugar onde os botões de volume costumam ficar nos smartphones normais. Os botões de comando do Vibe A7010 também são diferentes do de outros aparelhos e, além de não serem retroiluminados, deixam o usuário que ainda não está acostumado um pouco perdido.

 

Lenovo/Reprodução


Apesar do tamanho, o aparelho tem uma “pegada” boa e se encaixa perfeitamente na mão do usuário. O botão de desbloqueio pela digital está ao alcance dos dedos e é significativamente rápido.

Câmera
A qualidade das fotos do Vibe A7010 dependem, e muito, do ambiente. A câmera traseira de 13MP é capaz de fazer imagens lindas, de alta resolução e com cores e contraste bem balanceados se o usuário estiver em locais claros e bem iluminados. Os efeitos de luz e filtros funcionam bem.

 

Álef Calado/Esp.CB/D.A Press

 

Álef Calado/Esp.CB/D.A Press

 

Álef Calado/Esp.CB/D.A Press
 

Já, para quem pretende tirar aquela fotinha na balada ou fotografar ambientes com pouca luz, o aparelho pode não ser a melhor opção. Os “cliques” feitos em ambientes escuros resultaram em imagens chapadas e bem granuladas.
Os aficionados por selfies podem comemorar: a frontal de 5MP do aparelho oferece fotos de qualidade! Para quem não se incomodar em deixar as imagens com um tom mais artificial e meio embaçadas, a câmera vem com um software que praticamente tira todas as imperfeições da face e deixa o usuário com a pele relativamente mais clara.

 

Lenovo Vibe A7010

 

Bateria
O Lenovo Vibe A7010 conta com uma bateria de 3.200 mAh que aguenta um dia inteiro de uso intenso e quase dois dias de uso moderado. O aparelho é uma boa opção para quem precisa ficar o dia todo longe das tomadas mas não quer se privar de acessar redes sociais, escutar músicas e jogar. E os neuróticos com porcentagem, podem ficar despreocupados: além de avisar o tanto de bateria que você ainda tem, o aparelho faz uma contagem regressiva de trinta segundos, antes de desligar - tempo suficiente para correr e pegar o carregador.


O modo de economia de energia definitiva é outro destaque e um dos mais eficientes no mercado. O sistema restringe o celular apenas as funções de chamadas e mensagens e aumenta o tempo de inatividade para vários dias. É perfeito para quem está esperando uma ligação importante.

 

Lenovo Vibe A7010


Segurança
A privacidade do usuário é um dos pontos fortes do smartphone da Lenovo. Além do leitor biométrico, que permite o cadastro de até duas impressões diferentes, o aparelho conta com um recurso chamado área segura, que é uma espécie de conta de convidado. Quando ativado, o mercanismo permite que o usuário configure aplicativos, contas, plano de fundo e senhas de bloqueio de tela diferentes daqueles que ele costuma usar.

 

Mesmo que o usuário esteja navegando na área padrão, as notificações de aplicativos instalados na segura serão exibidos na barra de status com um pontinho vermelho, para diferenciá-las.

 

Lenovo Vibe A7010


Praticidades
Para facilitar ainda mais a vida do usuário, a Lenovo adicionou ao smartphones uma série de atalhos e recursos de tela. Basta pressionar duas vezes uma das teclas de volume para tirar uma foto ainda com a tela bloqueada, por exemplo. Quer dar um descanso para os botões físicos? É só clicar na tela duas vezes para ativá-la ou colocar o dispositivo com o display para baixo para desligá-la.


Para quem não está tão acostumado com dispositivos muito grandes, o Vibe conta com um recurso de “microtela”. Basta desenhar um “C” do topo de uma das extremidades até a parte inferior do aparelho para que a tela diminua razoavelmente.
Engana-se quem pensa que o leitor de digitais foi feito apenas para desbloquear o celular! Quando o modo “Gesto de impressão digital” está ativado, o quadradinho biométrico também pode ser usado para bater fotos e voltar para a tela inicial. O sistema da Lenovo conta ainda com um botão flutuante que pode ser personalizado com atalhos e aplicativos.

 

Lenovo Vibe A7010


Conclusão
O Lenovo Vibe A7010 é uma ótima opção para quem está procurando um aparelho com leitor digital e boas qualificações mas não quer pagar R$3.999 em um iPhone 6s ou em um Galaxy S6. Se as limitações da câmera e os botões invertidos não se mostrarem um problema, o aparelho está diponível na loja oficial da companhia chinesa por R$ 1.399.

Ficha técnica:

Lenovo Vibe A7010

Processador: True Octa-Core 1.3 GHZ
Memória RAM: 2GB
Armazenamento interno: 32GB (expansível)
Dimensões (A x L x E): 153.6 x 76.5 x 9.15 mm
Peso: 160 gramas
Tela: 5,5 polegadas
Resolução: 1080 x 1920 pixel
Câmeras: Traseira de 13MP e frontal de 5MP
Slots para cartão: Dual SIM LTE 4G
Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth 4.0, GPS
Sistema operacional: Android 5.1 Lollipop

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
Gabriel
Gabriel - 04 de Fevereiro às 18:41
Do que adianta biometria se o Android tem o hard reset que permite qualquer um reiniciar o aparelho para os padrões de fábrica? Nisso a IOs ganha de lavada dos demais sistemas operacionais.