Tecnologia

Página da vez: "Ajeita para mim" traz montagens inusitadas dos usuários

Objetivo da página, que tem mais de 440 mil seguidores, é brincar com usuários que pedem correções em suas fotos

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 23/03/2016 17:55

[FOTO672021]

Você certamente já tirou aquela foto que seria perfeita, não fosse a presença de um desconhecido ao fundo. Ou então fez um registro digno de estampar a capa de uma revista, porém a posição dos dedos do pé lhe incomodou. Com a ajuda de programas de edição, consertar esses problemas seria uma tarefa muito simples. Mas, como quem impera na internet é o bom humor, uma página do Facebook tem se dedicado a modificar essas imagens para colocar as pessoas em situações ainda mais embaraçosas.

A ;Ajeita pra mim; nasceu em março de 2014, criada por um grupo de seis amigos. Atualmente, no entanto, apenas três continuam trabalhando na página: os paulistas Luiz Favoreto e Richard Oliveira e o mineiro Jhonny Silva. ;A gente sempre se zoava quando alguém trocava a foto de perfil. Fazia muitas edições estranhas. Até que, na madrugada de uma terça-feira de Carnaval, um amigo fez uma montagem com a gente de terno e óculos escuros, nos convenceu a colocar como capa e foto de perfil e escrever ;aguardem;. Só que não tínhamos nada na cabeça, era só mais uma brincadeira;, explica Favoreto.

Objetivo da página, que tem mais de 440 mil seguidores, é brincar com usuários que pedem correções em suas fotos

O funcionamento da página é simples. O seguidor deve mandar uma foto por mensagem privada pedindo uma alteração. Também não há muitas regras, apenas a exigência de que a imagem retrate a própria pessoa. ;A maioria entende que é uma página de humor, mas já tivemos alguns casos em que a pessoa realmente acreditava que era uma edição séria. Quase rolaram processos;, afirma Favoreto. Ele garante, porém, que a resposta do público quase sempre é positiva. ;99% ri, mas aquele 1% se arrepende;, brinca.

De acordo com os responsáveis, a demanda por montagens é muito alta e, neste momento, existem cerca de 200 mil usuários aguardando uma resposta. Para dar conta de tantos pedidos, a ;Ajeita pra mim; conta com uma equipe de 10 pessoas. Assim como os fundadores, a maioria trabalha em agências de publicidade. Mas há também quem ganhe a vida como professor de informática, em escritórios de engenharia e até como jogador de pôker.

Apesar do sucesso da página ; que já tem mais de 440 mil seguidores ; Favoretto diz que eles ainda não conseguem faturar com o trabalho. A única remuneração que já receberam, segundo ele, foi um pacote com ;3kg de amendoim temperado;. Além da conta no Facebook, a ;Ajeita pra mim; tem ainda perfis no Instagram, Twitter e um canal no YouTube. No futuro, o projeto deve ganhar uma loja virtual. O grupo de amigos também pretende criar um portal e jogos virtuais. Contudo, eles não estarão relacionados à página de montagens que conquistou a internet.

Melhor montagem

Na opinião dos criadores, a melhor montagem já feita pela página foi pedida por um usuário identificado como Leonardo Cruz. ;Me deixa descolado;, pedia o jovem, que recebeu como resposta sua imagem literalmente se descolando da foto. ;Ficou muito boa e foi bem bolada;, avalia Favoreto.

Objetivo da página, que tem mais de 440 mil seguidores, é brincar com usuários que pedem correções em suas fotos

Já a que deu mais trabalho, conforme o paulista, foi a de um deficiente físico, identificado como Willian Vitorino, que pedia para deixá-lo ;de pé;. ;[O desafio foi] fazer uma montagem com um deficiente físico de forma que não ofendesse ninguém;, pondera.

Objetivo da página, que tem mais de 440 mil seguidores, é brincar com usuários que pedem correções em suas fotos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação