Análise

Batman Return to Arkham volta com o que há de melhor do herói nos games

O box traz os primeiros títulos da saga Arkham em versão remasterizada, disponíveis para PS4 e XBox One e, de bônus, o Blu Ray Assalto em Arkham

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

Rocksteady/Warner Bros./Divulgação
 

Em 2009 as linhas Playstation e Xbox estavam no auge da terceira e segunda geração, respectivamente, e, como sempre, disputavam a atenção dos jogadores. Dentre diversos games, aquele ano reservou um especial: Batman Arkham Asylum. O título chegou para aumentar ainda mais a legião de fãs do homem morcego e, rapidamente, caiu no gosto do jogadores. Logo foi considerado um dos melhores jogos de super herói de todos os tempos.

 

A mecânica do game era impressionante e mantinha o jogador alerta o tempo todo, a vontade era de jogar cada vez mais. Alguns detalhes explicam o sucesso do jogo: a história, que adaptava um arco do Batman e não apenas personagens, como alguns títulos haviam feito até o momento; a inclusão de diversos inimigos do homem morcego, como Coringa, Hera Venenosa, Espantalho, Crocodilo, isso sem falar nos enigmas do Charada; as diversas armas do Batman, para auxiliar ao longo da história e a própria jogabilidade.

 

O Arkam Asylum não foi aclamado apenas pelos jogadores, mas pela crítica também. O jogo recebeu diversos prêmios, inclusive de melhor título do ano. Lógico que, nada era perfeito, afinal estamos falando de 2009. A grande maioria dos games não contavam com opção em português, e com Batman não era diferente. Agora, com a versão remasterizada para PS4 e XBox One — no box Return to Arkham —, esse "erro" foi corrigido e, o que já era bom, ficou ainda melhor.

 

City

Rocksteady/Warner Bros./Divulgação
 

Arkham Asylum já era praticamente perfeito, com sua história enigmática dentro do asilo de Gotham. No entanto, a Rocksteady — estúdio responsável pela criação do game, em parceria com a Warner Bros. — conseguiu melhorar o que já era bom e lançou, em 2011, o segundo título da série: Batman Arkham City. A história se passa após os acontecimentos de Asylum e se desenrola dentro dos muros de City, repleta de bandidos.

 

Dentre as diversas novidades, estavam a inclusão de mais inimigos do homem morcego, como Senhor Frio, Duas Caras, Pinguim, Hugo Strange, Victor Zsasz, Ra's Al Ghul, Bane, Solomon Grundy, Pistoleiro, Chapeleiro Louco, entre outros. Dessa vez, o Charada dá as caras, além de espalhar seus enigmas por todo o mapa. Além disso, é possível jogar com a Mulher-Gato dentro da história principal, em missões secundárias, e com o Robin em uma narrativa alternativa. Sem falar das novas armas e jogabilidade melhorada. Ainda tinha a opção de escolher entre nove uniformes diferentes do Batman.

 

Rocksteady/Warner Bros./Divulgação
 

Como em Asylum, em City é possível completar a história principal e deixar o resto de lado. Mas, é quase impossível fazer isso. O enredo de ambos é tão envolvente que o jogador só descansa após concluir tudo. Se no primeiro já é muita coisa para resolver, no segundo a demanda é ainda maior. Prepare-se para horas em frente a tevê. Mas, mesmo assim, não é nada entediante. Até as histórias secundárias de City conseguem prender a atenção do jogador. É o clássico game que dá vontade de jogar diversas vezes. Sabendo disso, os produtores adicionam uma versão plus do enrredo principal de cada título, que é basicamente jogar tudo de novo, mas dessa vez com todos as melhorias ativadas.

 

Remasterização

Rocksteady/Warner Bros./Divulgação
 

Return to Arkham não é um remake, mas sim uma remasterização. Dessa forma, em nenhum dos dois títulos a história foi alterada. O que o Virtuos — estúdio responsável pelo upgrade — vez, foi melhorar os gráficos, imagem dos personagens, cenários, efeitos visuais e luzes para, assim, os títulos poderem rodar nos consoles da atual geração. Para quem já conhece o jogo, é mais uma nostalgia completa. Já quem nunca desbravou os dois mapas de arkham, é uma bela oportunidade de jogar dois dos melhores games de todos tempos.

 

Bônus

Warner Bros./Divulgação
 

Um detalhe legal, para quem adquirir Return to Arkham em mídia física, é o Blu Ray Batman: Assalto em Arkham. A animação é baseada nas histórias dos jogos e acontece logo após os acontecimentos de Arkham Origens (que não faz parte do box remasterizado). 

 

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.