Turismo

Aspen fascina os adeptos dos esportes de inverno e os que querem relaxar

Com 8 mil habitantes, a cidade recebe até 1,4 milhão de turistas por ano. Entre eles, muitos famosos

postado em 16/03/2011 07:00

Muita gente no Brasil só foi tomar conhecimento da existência de um lugar chamado Aspen, nos Estados Unidos, no início dos anos 1990, quando o então presidente Fernando Collor de Mello anunciou que viajaria de férias com a família para lá. Foi aí também que os brasileiros comuns souberam que, além de ficar na terra do Tio Sam, no estado do Colorado, Aspen era também uma estação de esqui. Destino, portanto, dos endinheirados e sonho inalcançável de uma grande maioria.

Primeiro e único presidente do Brasil cassado pelo Congresso Nacional, Collor tinha, não se pode negar, bom gosto. O complexo turístico hoje conhecido por Aspen/Snowmass oferece milhares de motivos para você conhecê-lo: muita neve de ótima qualidade para a prática dos esportes de inverno, excelente gastronomia, variados resorts, hotéis e pousadas e até a chance de esbarrar com personalidades da vida norte-americana.

Com sorte, você se vê de frente com estrelas como Tom Hanks, Kevin Costner e Julia Roberts, uma vez que Aspen tornou-se ponto de encontro de milionários e famosos. E o melhor: o programa não é tão inacessível como se imaginava anos atrás e já está ao alcance de uma boa parcela dos turistas brasileiros.

Distante cerca de 350km da capital do Colorado, Denver, ou a 40 minutos de voo dali, a cidade de Aspen foi fundada há mais de 100 anos por garimpeiros. Mas foi em 1940, quando a mineração já esgotara os veios de prata da região, que empresários transformaram o pacato e pequeno lugarejo em estação de esqui. Desde 1967, está interligada a Snowmass, formando, assim, o complexo Aspen/Snowmass, reconhecidamente uma das mais sofisticadas e visitadas estações de esqui do mundo.

Até mesmo para quem nem pensa em aprender a esquiar, vale a pena ir, mesmo que seja apenas para contemplar as deslumbrantes paisagens bem do alto. Além de perfeita para a prática de atividades na neve, Aspen/Snowmass ainda foi escolhida pela revista Ski Magazine a melhor estação de esqui no que se refere a gastronomia e apr;s ski (termo usado para toda atividade realizada depois de uma jornada de esqui). Principalmente no que diz respeito a bares, restaurantes, locais de compra e serviços típicos de um spa, não há como contradizer a publicação: Aspen é mesmo um sucesso.

Paquera
Um dos mais concorridos apr;s-ski de Aspen é o deck do Ajax Tavern, um restaurante que oferece pratos mediterrâneos e fica bem na base da Aspen Mountain. Lá parece haver festa o dia inteiro, tal o número de pessoas que dão um tempo nas descidas das montanhas para beber e comer alguma coisa, descansar, conversar e até dirigir olhares românticos para prováveis paqueras.

Outro badalado local é o 39 Degrees Lounge, instalado no interior do Hotel Sky, também na base da Aspen Mountain. Cheio de grandes televisores pelas paredes, constantemente exibe imagens das várias modalidades dos jogos que apaixonam os Estados Unidos, como futebol americano e beisebol. De um grande balcão, dá para acompanhar tudo que ocorre no bar. Já em Snowmass, boa pedida é o restaurante Krabloonik, que, além de ótima comida, oferece passeios de trenós puxados por cães da raça husky siberiano em trilhas desertas e selvagens.

Mas, se você não se interessa muito por esqui, ou então está pensando num programa diferente para um dia, a dica é uma visita a Ashcroft, uma cidadezinha fantasma a apenas 15 minutos de carro de Aspen. Ela abriga um grande parque natural de onde se pode viver experiências mais tranquilas na neve, como o esqui cross-country e o snowshoeing.

Para relaxar depois do esqui ou de um simples passeio, uma pedida especial é ficar algumas horas nas hot tubes, aquelas tradicionais piscinas e banheiras jacuzzi ao ar livre, com águas aquecidas. A temperatura da água chega a 40;C, contrastando com a ambiental, sempre abaixo de 0;C. A experiência é oferecida por boa parte dos hotéis.

O jornalista viajou a convite da American Airlines

Meia Noronha
Com apenas 9,5km2, o que corresponde a pouco mais da metade da área da principal ilha de Fernando de Noronha, Aspen tem só 8 mil habitantes, mas recebe em torno de 1,4 milhão de visitantes por ano. Um contingente de pessoas que, entretanto, não tumultua a cidade. Não há grandes filas nem no momento de se tomar os teleféricos para o topo das montanhas.

Flocos finos
A região é reconhecida pelos desportistas como das melhores para a prática de esqui e snowboard devido à qualidade da neve, chamada de powder (;pó;). Ela é leve como uma pluma, chega em flocos tão finos que fazem das pistas uma espécie de carpete macio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação