Turismo

Encontro com os guarás que sobrevoam o Rio Parnaíba é um dos pontos altos

postado em 23/03/2011 14:29
No Porto de Tatus, do Rio Parnaíba, uma voadeira aguarda os viajantes que sonham ter uma das experiências mais inesquecíveis da Rota das Emoções: o encontro com os guarás vermelhos. O rio tem cerca de 1.500km de extensão, nasce no Jalapão e divide os estados do Piauí e do Maranhão. Ao encontrar-se com o Oceano Atlântico, abre-se em cinco braços, formando um delta de rara beleza, com 85 ilhas.

Há várias opções de passeios no Parnaíba, mas o mais procurado é o feito pela reportagem do Turismo, em que se deixa a terra firme e se segue por caminhos semelhantes a um labirinto. Está aí a importância de procurar profissionais na hora da diversão. Aventurar-se na região com alguém que não conheça o Rio Parnaíba pode transformar em problema o que poderia ser divertido.

No caminho, os turistas podem observar os ribeirinhos que voltam para casa após um dia duro de trabalho na caça de caranguejos e na coleta de taboa para artesanato. A mata fechada, verdinha, e o perfume da natureza tornam o passeio mágico. Depois de mais de uma hora seguindo na direção do mar, chegamos às dunas que delimitam o rio. Nesse lugar, antigo esconderijo de piratas, faz-se uma parada para mergulhar. E, então, a voadeira segue adiante, pois o passeio acaba às 19h (pode ter sete horas de duração, se for o completo, ou quatro, se o objetivo for apenas assistir ao voo dos guarás).

Um pouco mais à frente, avista-se a ilha que serve de dormitório para as aves. Depois de passarem o dia caçando crustáceos, os pássaros voltam para os ninhos ao pôr do sol. O fenômeno é como um balé. Voando harmoniosamente, os guarás se certificam de que a área está segura antes de pousarem.

Para a aventura, é indispensável o uso de repelentes contra mosquitos e, para ter uma melhor visão do show dos guarás, um bom binóculo. O valor médio do aluguel da lancha é R$ 400, para até quatro pessoas.

O retorno ao Porto de Tatus é ainda mais emocionante. Tendo apenas a lua como fonte de iluminação, é bem possível ver cabeças de jacarés, próximas às margens. Em alta velocidade, a voadeira atravessa o Delta e, quando menos se espera, já se desembarca em terra firme. ;O roteiro é personalizado. Fazemos o que o cliente quiser, passeios curtos e longos, de dia e à noite, de lancha e de 4x4;, garantiu um dos sócios da Natur, Roberto Piovan, que atua na organização de passeios pela região, além de roteiros combinados com Jericoacoara ou Lençóis Maranhenses e até o interior do Piauí. (AR)

Vermelho reforçado
Base da alimentação dos guarás e ricos em betacaroteno, os crustáceos ajudam as penas dos pássaros a manter um vermelho vivo e exuberante

O melhor sorvete de tapioca

Depois do passeio pelo Delta, a caminho de Parnaíba, há uma parada obrigatória: a Sorveteria Araújo. Em meio a tantas opções de sabores marcantes da região, um, de massa bem branquinha, se destaca. Favorito de milhares de brasileiros, inclusive do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o sorvete de tapioca é, sem dúvida, o mais gostoso. Doce na medida certa, cremoso e consistente, o doce gelado ; feito com a fécula extraída da mandioca ; é inesquecível. Depois que tomar o sorvete de tapioca da Sorveteria Araújo, os das outras sorveterias parecem de isopor. Dá vontade de levar um freezer repleto da delícia na bagagem. (AR)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação