Turismo

Domingos Martins, o destino para quem ama as montanhas

postado em 20/07/2011 13:03

>> Shirley Pacelli

Boa música, aconchego e paisagens bucólicas. Tudo isso estará reunido no 18; Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular, em Domingos Martins, cidade de cerca de 31 mil habitantes, a 43km de Vitória (ES). O município é cercado por montanhas, que lhe conferem um clima acolhedor. O evento, entre os dias 22 e 31, tem programação artística variada, que inclui dança e concertos, incluindo recitais de harpa em diversos pontos da cidade, como a Praça Doutor Arthur Gerhardt, a mais importante da cidade.

Este ano, as atrações fazem uma homenagem aos compositores Franz Liszt e Nelson Cavaquinho, e devem atrair cerca de 20 mil visitantes. Quem for assistir ao festival também poderá se deliciar com as outras cidades da Rota do Mar e das Montanhas do estado, como Viana, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. O visitante pode desfrutar do ambiente serrano, que chega a ter temperaturas médias em torno de 12;C durante o inverno e, depois de viagem de aproximadamente 40 minutos, apreciar as praias ensolaradas da capital.

Colonizada por alemães e italianos, a pacata cidade ainda mantém fortes traços culturais europeus. A começar pela entrada, com um pórtico em estilo germânico. Pelas ruas, é possível apreciar fachadas de construções do século 18. A Igreja Luterana, construída em 1866, o Museu Histórico e a Casa de Cultura e a antiga estação Germânia, de 1900, são algumas das construções históricas mais encantadoras.

O agroturismo é outro ponto forte da cidade, que tem 81% da população em zona rural. Boa opção é se hospedar nas fazendas e experimentar os pratos típicos feitos com alimentos orgânicos produzidos localmente. Entre eles, estão chucrute, massas, queijos, vinho e licores artesanais.

Passeio na região montanhosa da Fazenda Fjordland, no Parque Nacional de Pedra Azul.
LADO RADICAL
A cidade é dividida em seis distritos: Sede (Centro), conhecido também como Campinho, Santa Isabel, Paraju, Melgaço, Biriricas e Aracê. Nesse último, encontra-se a vila de Pedra Azul, que ganhou o mesmo nome da formação geológica de 1.822 metros de altura, cartão-postal da região. Dependendo da incidência de luz solar, a pedra exibe tons azulados devido aos musgos que se reproduzem em sua encosta. A área faz parte de um parque estadual que abriga vegetação típica de mata atlântica, piscinas naturais, trilhas e cachoeiras. O destino atrai amantes do ecoturismo e turismo de aventura, que praticam rapel, trekking, passeios a cavalo e rafting nas corredeiras do Rio Jucu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação