Turismo

Região no sudoeste da França exibe beleza, requinte e histórias seculares

Cida Barbosa
postado em 08/02/2012 08:00
Os Jardins Suspensos de Marqueyssac, em Vézac: labirinto de arbustos
Vinícolas, castelos, abadias, mosteiros e sítios arqueológicos compõem o panorama de uma das mais belas regiões da França: a Aquitânia. Situada a sudoeste do país, tem entre as atrações a cidade medieval de Saint-Émilion, com suas galerias e monumentos subterrâneos. Destaque para a igreja monolítica, que teria sido escavada no século 11 por monges beneditinos em pedra calcária. Andar pelas ruelas íngremes e estreitas, observar a beleza das vinhas ao redor e saborear os deliciosos macarons ; doces produzidos desde 1620 ; fazem parte do passeio.

Ainda na Aquitânia fica a cidade de Bordeaux. Banhada pelo Rio Garonne, tem arquitetura do século 18 e é rica em museus, galerias de arte, parques e jardins. A Place de la Bourse, com seu espelho d;água, o Grand Théâtre e a Place des Quinconces ajudam a transformar a capital mundial do vinho num dos locais de maior apelo turístico no país.

Outra cidade que vale muito a pena conhecer é Sarlat, famosa pela catedral gótica de Saint-Sacerdos, pelas sepulturas em paredes, pela intrigante torre chamada Lanterna dos Mortos. Tudo em meio a uma atmosfera medieval. O Gouffre de Proumeyssac é outro daqueles lugares que ficam para sempre na memória. Trata-se de uma caverna de estalactites esculpida há 15 milhões de anos e que, espetacularmente, segue em formação. A chamada Catedral de Cristal fica em um bosque. Para conhecê-la, é preciso encarar uma descida de 52 metros, que pode ser feita a bordo de uma cesta sustentada por cabos de aço, com direito a música ambiente e jogo de luzes. Os efeitos dão ao lugar um ar ainda mais misterioso.

Leia reportagem completa na edição desta quarta-feira (8/2) do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação