Turismo

Com grande miscigenação, Toronto encanta pela multiculturalidade

José Carlos Vieira
postado em 12/09/2012 08:45
A marina de HarbourFront no Lago Ontário: local para relaxar

;Estive no Canadá e me lembrei de você.; Bem que esse clichê poderia estar estampado em camisetas ou suvenires daquele país norte-americano, que recebe tão bem imigrantes e, principalmente, turistas. Coisa rara nesses tempos. Toronto é a grande vedete, uma metrópole multicultural e agitada, como não deveria deixar de ser, com seus 2,5 milhões de habitantes, e 6,1 milhões em sua região metropolitana. Muita gente concentrada para um país de baixa densidade demográfica.

Leia mais notícias em Turismo

[SAIBAMAIS] No vocabulário dos algonquinos, indígenas que lá primeiro chegaram, Toronto significa lugar de encontro e plenitude. Nada mais apropriado. Sentado em uma mesa de bar, andando por um shopping, ou no hall de algum hotel, é impossível não notar e se impressionar com a mistura de povos. Rostos do mundo todo passam por você, gente falando línguas variadas. Em um café, por exemplo, indianos e chineses são os atendentes. Em vans ou táxis, você pode topar com motoristas de Bangladesh, do México, do Equador... Puxando conversa, eles logo perguntam ;what is your background?; (qual é sua descendência?). Metade dos moradores de Toronto e da Grande Toronto, responderá que é de fora do Canadá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação