Turismo

Cidades em grandes altitudes têm atrações para fugir do fim do mundo

postado em 19/12/2012 11:45


Uma das previsões para o fim do mundo conta com ondas gigantes que varrerão até 80% da superfície terrestre. Nesse cenário, somente cidades localizadas em grandes altitudes estariam a salvo. Para quem acredita nessa hipótese, há a oportunidade de fugir do apocalipse e aproveitar o que as regiões mais altas do planeta proporcionam. Confira as atrações dos lugares mais altos do mundo que o Turismo selecionou.

[SAIBAMAIS]Alto Caparaó (MG)
No Brasil, o ponto mais alto aberto à visitação é o Pico da Bandeira, localizado na Serra do Caparaó entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Os 2.892m que separam o cume do nível do mar podem ser percorridos por aventureiros iniciantes em duas trilhas, uma em cada estado, nos quais o parque está situado. O caminho pelo lado mineiro é mais comum, pois é menos íngreme que o capixaba.

Para chegar ao topo, é preciso ir primeiro à cidade de Alto Caparaó (MG), onde fica o Parque Nacional do Caparaó. Lá, vá de carro até o ponto da Tronqueira, a 2 mil metros de altitude. A partir deste local, apenas a pé. Após 4,5km de caminhada chega-se ao Terreirão, área em que muitos visitantes usam para acampar. O último trecho possui outros 4,5km até o cume. O trajeto de subida e descida a pé pode ser feito em aproximadamente oito horas. Vale lembrar que é preciso fazer reserva com a administração do parque se houver a intenção de usar as áreas de acampamento.

Assim, quem chegar ao topo do Pico da Bandeira poderá curtir uma visão privilegiada do fim do mundo. Mas, caso as profecias não se concretizarem, a vista, considerada entre as mais belas do país, também valerá a pena.

Campos do Jordão (SP)
A cidade mais alta do Brasil está a 1.628m acima do nível do mar. Conhecida pelo clima frio, o município atrai grande número de turistas nos meses de inverno, entre junho e agosto. Mas também há variedade de atrativos para quem busca comodidade próximo do final dos tempos. Além dos inúmeros hotéis e pousadas, diversos restaurantes oferecem opções típicas de pratos alemães, italianos, franceses e portugueses, sem contar os tradicionais fondues e trutas da região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação