Turismo

Museu do Futebol, no Pacaembu (SP), traz a história do esporte no país

Uma das propostas do local é trazer a emoção e a diversão do esporte de forma interativa e educativa

postado em 08/05/2013 08:25

Uma das propostas do local é trazer a emoção e a diversão do esporte de forma interativa e educativa

Apesar de não ter sido escolhido como um dos palcos das Copas da Confederações e da Copa do Mundo, o estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, ainda é um dos marcos do futebol em São Paulo. Localizado na praça que herda o nome do precursor do esporte no país, Charles Miller, a arena foi inaugurada em 1940 e tornou-se cenário de episódios históricos da modalidade. Para contar essas histórias, em setembro de 2008, foi inaugurado o Museu do Futebol, localizado no próprio estádio, em uma área de 7 mil m;.

[SAIBAMAIS]Uma das propostas do local é trazer a emoção e a diversão do esporte de forma interativa e educativa. Para isso, os três andares são divididos em 15 salas temáticas, organizadas de forma que o visitante siga um único trajeto determinado. Essa ordem tem como objetivo agrupar e unir as salas, construindo uma narrativa completa do futebol no Brasil.



O percurso começa no térreo, na sala Grande Área, um grande hall com as paredes enfeitadas por centenas de objetos, como flâmulas, bandeiras, cartazes, chaveiros e outros itens que demonstram a paixão do torcedor brasileiro pelo futebol.

Ao subir para o primeiro andar, o visitante se depara com um monitor e é saudado de forma virtual por ninguém menos que o rei Pelé, que dá as boas-vindas em português, inglês e espanhol. Em seguida, a sala chamada Pé na Bola, é dedicada aos primórdios do futebol na vida dos brasileiros: as peladas jogadas na infância. Para ilustrar essa fase, telas mostram imagens de brincadeiras feitas em diversos cantos do país em que bolas, mesmo improvisadas, fazem a alegria das crianças.

Uma das propostas do local é trazer a emoção e a diversão do esporte de forma interativa e educativa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação