Turismo

Edimburgo, capital da Escócia, mistura charme do passado com modernidade

Duas ruas devem constar no roteiro, a Princes e a Rose, que apresentam atrações badaladas

Flávia Duarte
postado em 04/09/2013 06:00

Ande sem pretensão pelas ruas de Edimburgo. A capital da Escócia foi construída para ser apreciada. A paisagem é um convite para viajar no tempo e no espaço: as ruelas, os castelos e a arquitetura no estilo medieval, boa parte erguida sob vulcões extintos, a transformam em um roteiro sedutor, que mescla o que se viu nos livros de história com a modernidade que se espera encontrar na Grã-Bretanha. Tamanho charme conferiu à cidade de 5 milhões de habitantes o título de Patrimônio Mundial da Unesco.

Vista da cidade de Edimburgo: o lugar é dividido em Cidade Velha e Cidade Nova, mas, em ambas, o turista encontra muitos pontos turísticos e atrações para todos os gostos
O lugar parece mesmo cenário de filme. Na verdade, já foi inúmeras vezes. Ali, desenrolam roteiros que recontam as tragédias e os amores vividos há muitos e muitos anos. A cidade é pequena e, no verão, o passeio fica ainda mais encantador por causa dos jardins muito verdes, das flores coloridas e das mansas gaivotas que completam o visual.



O único inconveniente é o tempo indeciso por aquelas bandas. Na época quente do ano, o sol até ameniza o insistente vento frio, mas a chuva é presença marcante. Acredite: são enormes as chances de chover em algum momento do dia. Assim, melhor estar prevenido e levar na bolsa um kit sobrevivência: um guarda-chuva ou uma capa e um casaco para quando esfriar.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação