Turismo

Barra da Tijuca oferece litoral extenso, agitação e floresta encantadora

O mar da Barra da Tijuca é diferente do da Zona Sul por ser aberto, sem baías ou pontais

postado em 29/10/2014 09:29
A Barra da Tijuca é, por razões geográficas, extensa e reta: são 18km de areia fina e clara, sendo 6km totalmente urbanizados. Tem ondas fortes, tubulares e muito boas para a prática do surfe e do bodyboard. Lá, são realizadas diversas etapas de campeonatos brasileiros e até mundiais. O mar da Barra da Tijuca é diferente do da Zona Sul por ser aberto, sem baías ou pontais. Tanto que, em meados da década de 1970, as praias eram frequentadas exclusivamente por surfistas.

Com mar agitado, perfeito para a prática do surfe e do bodyboard, a Barra da Tijuca tem 18km de orla e muitas atrações

[SAIBAMAIS]Lembram-se do Pepê, que se tornou campeão mundial de voo livre e de surfe e que morreu em 1991? Pois é: de tanto frequentar o lugar, ele acabou dando nome a uma praia, a mais famosa da Barra ; e a preferida dos praticantes de windsurfe, do pessoal do futevôlei e do frescobol. A Praia da Reserva, a mais selvagem da região, é bem protegida pela vegetação e abriga os praticantes de bodyboard, surfe, stand up paddle etc.

No entanto, há um jeito bem fácil de fugir um pouco da Barra da orla, plana e das lagoas. Basta agendar um passeio pela Floresta da Tijuca ; ela é, por si, encantadora: a temperatura desce à medida que se sobe ladeiras, e vistas belíssimas surgem atrás das folhas e dos galhos de árvores como ipê-amarelo, cedro, sapucaia e outras tantas, sempre imponentes e literalmente donas do ambiente.



O melhor é ir de jipe: torna-se mais seguro e prático, apesar dos solavancos dos velhos Toyota Bandeirantes de guerra (sim, alguns foram usados militarmente na Segunda Guerra Mundial). Antes de subir a bordo, escolha a rota e prepare-se.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação