Turismo

Diferente, Butão proporciona experiências gratificantes aos turistas

País no sul da Ásia, Butão aposta em valores bem diversos das civilizações ocidentais para a definição de felicidade, vai para o Google Street View. Mas o melhor é conhecê-lo bem de perto

postado em 03/12/2014 09:58
Famoso por ter criado o índice de Felicidade Interna Bruta e por promover um estilo de vida alternativo, o Butão, país do sul da Ásia, a extremo leste dos Himalaias, se mantém há tempos como um dos mais isolados do mundo. Mas, nos últimos tempos, assim como vem ocorrendo com Mianmar, tem se aberto para o turismo.

O monastério Taktsang ou Ninho do Tigre: local fica a 3,2 mil metros de altura

Em comparação com outros destinos, não é muito barato, mas, para quem se interessa em conhecer lugares diferentes e ter novas e gratificantes experiências, vale muito a pena. Que o diga Bárbara de Fúcio Lages, 27 anos, que esteve lá no ano passado. ;Foi tudo incrível, o país é demais, foi uma experiência única;, conta a curitibana, especialista em gestão ambiental e que trabalhou juntando dinheiro para realizar o sonho de conhecer o país do tamanho do estado do Sergipe, com 800 mil habitantes.

O que chamou mais a atenção de Bárbara foram exatamente esses habitantes, como vivem fortemente sua cultura e suas crenças (a religião predominante é a budista). Outro aspecto que ela achou muito inusitado foi o costume, principalmente dos mais velhos, de mascar uma planta chamada ;doma;. A prática deixa os dentes vermelhos e dá uma sensação de bem-estar (será que é por isso que eles vivem sorrindo?), isso num país em que fumar cigarros pode dar cadeia.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação