Turismo

Destinos campeões: Cingapura é o primeiro colocado entre os países em alta

Além de estarem bem avaliadas entre os viajantes, algumas regiões apresentam novidades para o ano que vem

postado em 31/12/2014 09:16
Todo ano, um dos principais sites de viagens do mundo divulga um prêmio que reconhece 52 cidades ao redor do mundo que tiveram maior aumento de avaliações positivas e de interesse dos viajantes. Em 2014, na terceira edição da premiação ; que sinaliza o que vai ser tendência para o ano que vem ;, nada de clássicos, como Paris, Londres, Amsterdã, Berlim e Barcelona; tampouco os Estados Unidos, queridinhos dos brasileiros, figuraram na lista. Ao que tudo indica, os viajantes estão mais interessados em conhecer lugares que passam longe do convencional.

O continente que mais marcou presença no ranking foi justamente um dos que ficam mais distantes do Brasil: a Ásia. O Oriente Médio e o norte da África também tiveram seu lugar. E a capital do Amazonas garantiu a 9; posição, sendo a única cidade de toda a América a aparecer por lá. Conheça as atrações desses lugares.

Além de estarem bem avaliadas entre os viajantes, algumas regiões apresentam novidades para o ano que vem
Hurghada, Egito
Depois de um período turbulento no turismo em 2013, o Egito volta a brilhar. Por conta do grande aumento da violência, as operadoras cancelaram viagens para o país, e o Ministério das Relações Exteriores alemão aconselhou os cidadãos a não viajarem para os principais resorts egípcios. Mas agora que a situação, ao menos nas regiões turísticas, voltou ao normal, o país volta a fazer parte do roteiro dos viajantes. Uma das grandes vantagens da região é que faz sol o ano todo. O balneário é banhado pelo Mar Vermelho e a praia de Sharm El Naga é bastante conhecida para mergulhos, seja com snorkel, seja com cilindro. Moby Dick é um restaurante bastante popular entre os visitantes, principalmente pela carne bovina.

Além de estarem bem avaliadas entre os viajantes, algumas regiões apresentam novidades para o ano que vem
Da Nang, Vietnã

Marcado pelos anos de guerra com os EUA em um passado nem tão distante, o país tem tido um grande sucesso em abandonar esse estigma, especialmente por meio do turismo; não é à toa que o Vietnã ocupa o primeiro lugar do Traveler;s Choice. Da Nang fica entre a capital, Hanói, e Ho Chi Minh, e é a terceira maior cidade vietnamita. Foi utilizada como porto no período da ocupação napoleônica e também durante a guerra. O principal destino em alta para 2015 é cheio de santuários budistas, praias tranquilas e passeios gastronômicos. Os viajantes indicam o Lam Vien Restaurant para uma refeição típica e uma visita às Marble Mountains, pela vista panorâmica. Entre os motivos que levaram ao aumento do número de viajantes por lá estão a inauguração do aeroporto internacional, em 2012, e o surgimento de resorts de luxo.

Além de estarem bem avaliadas entre os viajantes, algumas regiões apresentam novidades para o ano que vem
Sihanoukville, Camboja
A cidade litorânea oferece opções incríveis para quem gosta de mergulhar. A principal praia (que conta com um bom serviço de comidas e bebidas, além de guarda-sol para alugar) é Serendipity e Occheuteal Beach, mais próxima do centro, e dona de um belíssimo pôr do sol. Para quem quer sossego, melhor escolher a calma e paradisíaca Otres Beach. O Parque Nacional de Ream e o restaurante Martini Beach também estão entre as indicações. Sihanoukville tem se destacado pelas praias menos badaladas que as da Tailândia, país vizinho, e preços ainda mais baixos que dos demais lugares do sudeste asiático. O que ainda é muito perceptível é a disparidade social do país, com crianças pedintes frequentando os pontos turísticos atrás dos estrangeiros.

Além de estarem bem avaliadas entre os viajantes, algumas regiões apresentam novidades para o ano que vem
Manaus, Brasil
A cidade que já atraía muitos estrangeiros, aventureiros e entusiastas do meio ambiente, ganhou ainda mais visibilidade em 2014, ao se tornar sede da Copa do Mundo. Os atrativos naturais são relativamente óbvios, pois Manaus é a porta de entrada para o maior bioma brasileiro e faz parte do roteiro conhecer a úmida Floresta Amazônica, com árvores gigantescas ; destaque para a seringueira ;, cachoeiras, praias fluviais (que surgem em agosto) e rios; o encontro bicolor entre os rios Negro e Solimões, que os visitantes podem ver em um passeio de barco, é imperdível.

Na capital do estado, muitos recintos arquitetônicos e culturais (principalmente do século 19) também devem estar no roteiro: o Teatro Amazonas, por exemplo, ; uma das obras mais importantes dos áureos tempos da borracha no estado ;, tem atrações diárias, muitas gratuitas; o Palácio de Justiça também é outra construção que vale a visita. O restaurante Banzeiro é famoso pelas receitas exóticas do local, como os peixes pirarucu, tucunaré, matrinxã e as costelas de tambaqui, carro-chefe do estabelecimento. Experimente, ainda, o tacacá, presente em diversos quiosques da cidade.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação