Turismo

Carnaval dos hermanos é inspirado em diversas parte do mundo

No Uruguai, as festas são ainda maiores %u2014 ou, pelo menos, mais duradouras, já que começam cerca de 40 dias antes do feriado. Os desfiles de lá misturam tanto elementos europeus quanto temas africanos

postado em 30/01/2015 19:00
No Uruguai, as festas são ainda maiores %u2014 ou, pelo menos, mais duradouras, já que começam cerca de 40 dias antes do feriado. Os desfiles de lá misturam tanto elementos europeus quanto temas africanos

[SAIBAMAIS]Para quem vai ter apenas quatro dias de folga no carnaval, não compensa gastar muitas horas de voo para ir longe. Se você quer economizar tempo e ainda aproveitar o clima tropical da América Latina, vá aos países vizinhos, especialmente os que oferecem voos direto de Brasília. Uma das opções é a Argentina. Lá, há comemorações em várias cidades, sendo Gualeguaychu a mais conhecida, com desfiles de mulheres de biquínis, inspirados pelo Rio de Janeiro, e com capacidade para 40 mil pessoas. O protagonista deste ano é o papa Francisco, cujos valores foram transformados em alegorias ; a homenagem cristã em uma festa pagã é justificada pelos organizadores pelo aspecto democrático do carnaval. San Luis, Paso de Los Libres, Entre Ríos, Monte Caseros e Buenos Aires também têm grandes festas. No caso da capital, a influência é europeia.

Logo ao lado, no Uruguai, as festas são ainda maiores ; ou, pelo menos, mais duradouras, já que começam cerca de 40 dias antes do feriado. Os desfiles de lá misturam tanto elementos europeus quanto temas africanos. Também se espalham pelas cidades, principalmente Montevidéu, teatros populares e murgas (espécie de ópera popular). Vale visitar, ainda, o Museo del Carnaval, que fica na capital, na Ciudad Vieja.

No Paraguai, há o carnaval de Encarnaceno, com desfiles. Mas o que mais chama a atenção é a guerra de balões d;água (conhecidos como globitos) travada pelos jovens nas ruas de Assunção ; o costume também existe no Equador, onde além de água, os participantes usam ovos e farinha. Em Guaranda e Ambato, é possível assistir a paradas nas ruas.

No Uruguai, as festas são ainda maiores %u2014 ou, pelo menos, mais duradouras, já que começam cerca de 40 dias antes do feriado. Os desfiles de lá misturam tanto elementos europeus quanto temas africanos

Bolívia
Na Bolívia, a tradição está associada a elementos nativos do país, com desfiles, concursos de fantasia e bonecos, tendo dois grandes personagens: Ch;uta (referente à área rural) e o colorido Pepino, que é desenterrado para as celebrações em La Paz. Já em Oruro, as danças típicas são destaque, como a Diablada e a Morenada.

A mistura étnica também caracteriza o carnaval de Barranquilla, na Colômbia. As ruas se enchem de cores e ritmos musicais, como a cumbia, o mapalé e a garatuja, na conhecida Gran Parada. Assim como em Nice, também há a batalha das flores para embelezar a cidade. Na Venezuela, as grandes festas são em Carúpano, Callao (com desfiles ao som do ritmo calipso), Merida (com a Feira do Sol) e Trujillo.

E se você topa esticar a viagem até a América Central, as opções continuam. No Panamá, principalmente em Las Tablas, o carnaval lembra Salvador ; exceto pela música, pois não toca axé ;, com trios elétricos e ruas lotadas, além dos famosos jatos d;água jogados no público. O evento é o mais significativo do ano em Trinidad e Tobago, com desfiles, fantasias, trios e música calipsa.

Um pouco mais para cima, já na América do Norte, o México traz um carnaval celebrado no período da Páscoa, marcado pela música, comidas, bebidas e cores pelas ruas de todo o país, em especial Veracruz e Mazatlán, com a eleição do Rei Feio, que remete ao Rei Momo do Brasil. (LQ)
Novidades

VOOS
; Alguns destinos citados estão mais fáceis de chegar no carnaval de 2015 do que eram na mesma data do ano passado. Trinidad e Tobago, por exemplo, acaba de ganhar um voo direto semanal, com saída de Guarulhos (SP), que começa a operar a partir de sábado pela Gol. A Air France lançou neste mês a cabine premium economy (uma espécie de classe econômica mais confortável e com preço acessível) para os voos entre São Paulo e Paris ; até o fim do ano, o avião que tem essa cabine chega a Brasília, mas a empresa oferece voos diretos entre as duas capitais em outra aeronave. Os brasilienses também podem viajar sem escalas para o Panamá pela Copa Airlines, que aumentou a frequência dos voos em junho de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação