Turismo

Com clima descolado, Zurique agrada os viajantes

Uma das principais portas de entrada do país, traz uma área cultural repleta de bons museus. Aproveite para conhecer a parte oeste, o novo ponto de encontro da cidade

Juliana A. Saad, Especial para o Correio
postado em 20/02/2015 14:49

Visitantes e moradores aproveitam as margens do Rio Limmat, que corta a cidade, para se encontrar, beber e se divertir
Zurique, localizada no cantão homônimo no norte da Suíça, é a maior cidade (mas não a capital, que é Berna), com cerca de 385 mil habitantes. A cidade é dividida pelo Rio Limmat, que deságua no Lago de Zurique. As margens são pontuadas por gente que aproveita o clima para passear, nadar em um dos vários clubes no verão, frequentar os vários bares e cafés para beber chope, vinho e cerveja acompanhadas de bom papo e com tábuas de frios.
O centro antigo tem ruelas recheadas de charme. Lojinhas com variados estilos, misturam-se a hotéis, galerias de arte, restaurantes e confeitarias tradicionais, como a Confiserie Sprüngli, em Paradeplatz. A Banhofstrasse é a rua da moda, com butiques de grife ; como a suíças Montblanc e Swatch ; pontuada por árvores, praças e carrinhos de salsichas. Ela parte da estação ferroviária de Hauptbahnhof (Zürich HB) e vai até o lago. Aliás, água aqui é o que não falta, com 1.200 fontes potáveis disponível para quem quiser beber e encher as garrafinhas. Em tempos de racionamento no Brasil, quase uma ostentação.

A vista do Hotel The Dolder Grand: lugar privativo
Fica em Zurique o mais antigo restaurante vegetariano do mundo, o Hiltl, fundado em 1898 e ainda nas mãos da mesma família. Você irá se encantar com a comida, preparada com extrema dedicação por uma equipe composta por pessoas de todos os lugares do mundo. Escolha o bufê. Os brunches de domingo são famosos, assim como as noites de domingo, quando DJs transformam parte do restaurante em balada. Para fechar a noite, uma rodada de drinques no hypado bar do Hotel Widder.
Na área cultural, o Museu de Belas Artes Zurique (Kunsthaus Zürich) guarda coleções que cobrem cerca de 4 mil pinturas, esculturas e instalações e não cobra entrada para a coleção permanente. Nela, há seções dedicadas ao suíço Alberto Giacometti e coleções com obras de Picasso, Anselm Kiefer, Cézanne, Van Gogh, Monet e outros famosos.
Arte
O Museu de Design de Zurique (Museum für Gestaltung Zürich) exibe coleções de importância internacional, com ênfase natural para o desenho suíço, conhecido por formas funcionais, atenção aos detalhes, refinamento e humor. Já o Museu Migros de Arte Contemporânea, iniciativa de Gottlieb Duttweiler, fundador da maior rede de supermercados suíça, tem uma coleção importante de obras de nomes como Maurizio Cattelan, Spartacus e Christo, além de exibições temporárias de artistas nacionais em um edifício vanguardista em Limmatstrasse.

O zoológico de Zurique: encontro com pinguins é atração
Uma visita curiosa é ao Cabaret Voltaire, fundado em 1916, que inaugurou o dadaísmo ; atualmente abriga museu e loja. Conheça também o Zoológico de Zurique, com seus elefantes, pinguins e pavilhão de ecossistema com centenas de espécies da fauna e flora de Madagascar.
Mas é a parte oeste da cidade, uma região industrial revitalizada, que virou ;o lugar; nos últimos anos com residências, ateliês, lojas e uma gama de atrações que trazem o traço urbano impresso na arquitetura e mobiliário, como o antigo viaduto ; Im Viadukt ;, que passou a abrigar lojas de design, mercados, restaurantes e bares sob seus arcos. Aqui tudo é descolado e com um clima muito atual. No Frau Gerolds Garten, um jardim/horta tomado por bares, botiques e grafites em uma estrutura reaproveitada, a ordem é relaxar e acompanhar o pôr do sol com uma cerveja na mão. (JAS)

Conheça
Cabaret Voltaire
www.cabaretvoltaire.ch
Hotel The Dolder Grand
www.thedoldergrand.com
Hotel Widder
www.widderhotel.ch
Sprüngli Confeitaria
www.confiserie-spuengli.ch
Restaurante Hiltl
www.hiltl.ch
Museu de Design de Zurique
www.museum-gestaltung.ch
Museu de Belas Artes Zurique
www.kunsthaus.ch
Museu Migros
www.migrosmuseum.ch

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação