Turismo

Coração da Ásia, Taiwan é a terra dos 5 mil templos

As costas recortadas, as sinuosas montanhas com águas termais e os bosques abundantes destacam a imagem da ilha, que foi batizada de Formosa pelos marinheiros portugueses. Em Taipei, capital do país, a diversidade cultural é ponto alto da cidade

Igor Galo - Especial para o Correio
postado em 14/05/2015 19:03

O Memorial CKS é um dos pontos que deve ser visitado em Taipei: no interior, veja a estátua de Chiang -Kai-shek
Há quem se refira a Taiwan como o Lago Titicaca das culturas asiáticas, um lugar onde desaguam muitos rios e de onde não sai nenhum. Ao longo da história, diversos povos e etnias foram chegando a essa ilha, que fica a 90 minutos de avião de Hong Kong e a duas horas e meia de Tóquio e Seul. Povoada por tribos de aborígines austronésios, marinheiros holandeses construíram portos no século 17. Entre 1629 e 1641, as tropas espanholas situadas nas Filipinas tiveram uma presença estável por lá.

Diversas migrações chinesas, a ocupação cultural japonesa e, atualmente, a chegada de imigrantes do resto do mundo ; especialmente asiáticos ; criaram uma ;panela; cultural onde cozinham uma sociedade diversa e moderna, que pode ser desfrutada especialmente na capital, Taipei ; uma metrópole que estava, até pouco tempo, fora dos circuitos turísticos do mundo ocidental. São cada vez mais turistas que combinam as viagens a Hong Kong, à China ou ao Japão com uma visita a Taiwan.

A capital de Taiwan é porta de entrada da ilha. Uma das paradas obrigatórias em Taipei é o monumento CKS Memorial, em honra ao presidente Chiang Kai-shek, que, em 1949, se estabeleceu na ilha depois de abandonar a China continental ocupada pelo Partido Comunista. No interior, é possível visitar uma enorme estátua do governante, localizada no andar mais alto deste edifício de 70 metros, construído em 1980. Diante do monumento ocorre, a cada hora, uma cerimônia de troca de guarda que, normalmente, é acompanhada com atenção pelos taiwaneses e visitantes. Do alto do prédio, contemple o parque do CKS Memorial e os dos vizinhos, o Teatro Nacional e o National Music Hall.

Com entrada gratuita, visitar o lugar é uma forma muito interessante de começar a conhecer a complexa história de Taiwan. No primeiro andar, estão em exibição alguns documentos da guerra civil chinesa e dos anos de presidência de CKS. Quem chegar ao parque nas primeiras horas da manhã também poderá ver muitos cidadãos praticando tai-chi-chuan e outros exercícios.

Museu do Palácio Nacional: o local abriga os maiores tesouros da cultura chinesa, entre pinturas e livros
Tradições


Saindo do memorial, apenas a três estações de metrô,ou a 10 minutos de táxi, fica o Templo Longshan, um dos principais da cidade. Sempre repleto de fiéis levando oferendas ou rezando, especialmente pela tarde, visitá-lo é uma experiência muito interessante. Budista, e também taoísta, tem em seu interior várias deidades, que os visitantes podem contemplar. Entre elas, a mais importante: Mazu, a deusa do mar muito popular na ilha e cuja história sempre esteve ligada aos barcos. O templo fica aberto das 6h às 22h, todos os dias.

Depois de conhecer a história recente de Taiwan no CKS Memorial e suas tradições religiosas no Templo de Longshan, uma alternativa ; para mudar um pouco o passeio ; é visitar a zona comercial de Ximen, localizada a uma estação de metrô, ou a 10 minutos a pé do templo. Esse conjunto de ruas para pedestres possui lojas de todos os tipos, principalmente para os jovens, com marcas conhecidas no mundo inteiro, incluindo franquias locais, chinesas ou japonesas, que são mais atraentes para o viajante ocidental. Também há uma ampla oferta de restaurantes com cozinha local e internacionais, onde é possível comer por um bom preço.

O circuito histórico e cultural de Taiwan não estará completo sem visitar o Museu Palácio Nacional, considerado um dos mais importantes do mundo e da cultura chinesa. Ainda que o museu tenha sua sede atualmente em Taiwan, ele foi fundado em 1925 na Cidade Proibida de Pequim. Em 1949, quando a guerra civil chinesa estava no apogeu, o governo enviou 600.000 peças de arte à ilha para protegê-las. Isso explica por que o Museu Palácio Nacional, aberto em 1965, abriga os maiores tesouros da cultura chinesa, incluindo pinturas e caligrafias tradicionais, documentos, livros e outros objetos antigos.

O museu também conta com um excelente restaurante chinês, o Sliks Palace Restaurant, e vários jardins e residências tradicionais chinesas ao seu redor que podem ser visitados.

Como complemento da visita, a 20 metros de distância, encontra-se o Museu dos Aborígines de Formosa. Muito menos conhecido, porém igualmente interessante, tem cerca de 400 peças de arte e artesanato dos aborígines e das tribos que habitavam Taiwan, e que atualmente ocupam principalmente a parte oriental da ilha. O acervo permite que se conheça uma outra realidade desse país.

A cultura dos templos

A Lion's Head Mountain concentra 11 templos budistas: além dos espaços religiosos, o lugar tem lojas típicas de lâmpadas tradicionais e de chá
Hakka não é o lugar ideal para visitar templos budistas e taoistas, já que as tribos seguem outras religiões. Justamente o contrário da costa ocidental da ilha ;Formosa;. Na região de Hakka Country, a uma hora de carro de Taipei, encontra-se Beipu, uma pequena localidade em que a história ainda está viva e onde está o templo de Citian. A visita a Beipu pode ser combinada com uma subida a Lion;s Head Mountain, situada no Tri-Mountain Nacional Scenic Area.

Há vários roteiros de caminhada de pouca dificuldade nessa montanha que conta com 11 templos budistas e taoistas e também oferece a possibilidade de passar a noite em quartos situados na entrada do recinto. Nesta zona de cultura Hakka, o chá é preparado de uma maneira muito diferente, misturando as folhas com sementes e tendo como resultado uma infusão mais parecida com uma bebida de cereais que com um chá propriamente dito. A bebida é preparada usando um pilão, e algumas casas de chá mostram essa preparação aos clientes.

Na mesma costa, porém uma hora mais ao sul, encontra-se outro ponto turístico da ilha: Lugang. Essa cidade foi um porto importante na história de Taiwan, onde ainda se conserva uma pitoresca rua de lajotas vermelhas, edifícios coloniais repletos de lojas e os magníficos templos da Deusa do Céu e de Sinzu. Também são típicas as lojas de fabricação de lâmpadas tradicionais de papel com pinturas personalizadas.

Fique esperto

; Nem sempre é possível falar inglês em Taiwan fora das grandes cidades. O escritório de turismo oferece um telefone gratuito de tradução: 0800-011765. Ao chamar, você será atendido em inglês e um funcionário será seu tradutor, por meio do telefone, com um taxista, com comerciantes ou com quem você quiser falar

; Web de informação turística: http://taiwan.net.tw

; A moeda local é o dólar de Taiwan, 30 dólares taiwaneses equivalem a US$ 1. No aeroporto internacional, há vários bancos que fazem o câmbio de moeda por uma comissão de US$ 1. As casas de câmbio não são freqüentes no país, mas os cartões de crédito são amplamente aceitos

; É necessário pedir visto de turista (http://www.boca.gov.tw) exceto para quem tenha um passaporte europeu ou japonês (90 dias) ou dos EUA, do Canadá, da Austrália, da Nova Zelândia e da Coreia (30 dias)

; É fácil viajar em trem ou em ônibus entre as cidades. Em Taipei, o metrô e os táxis são baratos e seguros

; É possível comprar diretamente nos hotéis as excursões pelos arredores de Taipei: www.viator.com/Taiwan/d778-ttd

Sites importantes


; Museu Nacional do Palácio: www.npm.gov.tv

; Mercados noturnos: www.2010night.com/tw/

; Visto: www.boca.gov.tw

; Tours de meio, um e dois dias: www.viator.com/Taiwan/d778-ttd ou www.viatorcom.mx/es/

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação