Para fugir das chuvas na Ásia, informe-se com o Guia Prático das Monções

Entenda o regime de chuvas em países da Ásia Tropical, como Filipinas, Índia e Tailândia e leia dicas de sobrevivência dos viajantes mais experientes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/07/2015 09:00 / atualizado em 22/07/2015 18:08

Lakruwan Wanniarachci/AFP
 

Quer viajar para a Ásia sem correr o risco de ficar preso no hotel por causa da chuva? O projeto Vira Volta elaborou o Guia Prático das Monções Asiáticas, com o objetivo de ajudar os turistas que quiserem dias de sol e tempo firme em países como Índia, Paquistão e Bangladesh.

 

A tabela é útil na hora de planejar o roteiro da viagem, mas também é vantajosa para quem já está na Ásia, prestes a decidir o próximo destino.


Monções são ventos que mudam de direção de acordo com a estação do ano. Dependendo da época, podem levar o ar úmido do oceano para o continente ou o ar seco da terra para o mar. Na área tropical do planeta, onde mais acontece o fenômeno, tanto o regime de chuvas quanto a alternância entre as estações seca e chuvosa depende das monções.

Chuva na Ásia não é brincadeira. O Vira Volta divulgou dicas de sobrevivência para os viajantes com base na experiência de Carol Fernandes, que passou cerca de sete meses na região:

A maior preocupação não será o frio

Exceto no Nepal e em regiões montanhosas, o clima na Ásia é quente o ano todo. Mas se, mesmo assim, você precisar de um casaco, procure na região há várias opções, com preço justo.

Acostume-se com o calor
Em alguns períodos do ano, as altas temperaturas podem tornar a sensação térmica insuportável, mas os viajantes ainda preferem o calor do que a chuva. Os mais experientes aconselham: melhor aceitar o suor e tentar se adaptar logo.

Aproveite voos baratos

A Ásia Tropical é uma região relativamente pequena, e de lá saem voos a preços baixos. Para quem está preso em um país com a chuva caindo sem parar, fica fácil fugir para outro, com o tempo oposto.

Pesquise
Sites como Weather2travel e World Climate Guide oferecem dados sobre temporadas e climas do mundo inteiro.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.