Turismo

Para explorar a cidade histórica de Tiradentes, siga a Rota dos Ateliês

Além dos tradicionais festivais de gastronomia, cinema e fotografia, a cidade histórica de Minas Gerais pode ser conhecida a partir dos ateliês e das obras de artistas que vivem lá

postado em 02/10/2015 10:00

O italiano Guido Boletti abraça todas as formas de expressão artística utilizando cores brilhantes e as inconfundíveis linhas curvas
Famosa pelo casario colonial preservado, emoldurada pela belíssima Serra de São José, pelas ruas de pedra que refletem a luz das luminárias de vapor metálico, pelos festivais de cinema e gastronomia (e outros) que atraem público selecionado o ano inteiro, pelos belos móveis de madeira de demolição e pelo artesanato regional, Tiradentes, na região central de Minas, já é um destino turístico queridinho de muita gente no Brasil. Mas um roteiro para lá de especial, que pouca gente conhece, é visitar a cidade a partir dos ateliês locais de artes plásticas, que contam com nomes reconhecidos dentro e fora do país.

A Rota de Ateliês reúne 14 artistas plásticos que vivem na cidade, e foi criada para facilitar a visitação desses cantos, onde é produzida arte de primeira qualidade, e divulgar o trabalho de ceramistas, ourives, escultores em madeira e terracota e pintores. Seguindo a rota, é possível não só conhecer os espaços de criação, como tomar um cafezinho com biscoito com os artistas, de um jeito hospitaleiro.

[SAIBAMAIS]Como nem todos esses locais estão no centro, visitar os artistas também é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais aquela que é considerada a cidade histórica mais charmosa de Minas Gerais. ;Muita gente vem aqui comprar móveis para decorar a casa. Queremos que as pessoas venham conhecer e comprar obras de arte também. É um programa diferente para se fazer em Tiradentes;, sugere Flávia Frota, coordenadora do projeto Rota dos Ateliers.

Desde abril, quando a iniciativa foi lançada, o grupo realizou duas exposições coletivas e promoveu diversas intervenções ao ar livre na cidade. O próximo passo é organizar jantares para pequenos públicos nos próprios ateliês, que oferecem oficinas de arte e, em alguns casos, até hospedagem. Você pode começar a rota pelos cinco ateliês que ficam na estrada que dá acesso a Tiradentes. Conheça as opções.

;Trilha da beleza

Paulo Henrique Gastão Franco
Apaixonado pela ourivesaria, ofício que aprendeu ainda criança na oficina de seu avô. Ali, todas as joias são fabricadas à mão, tendo as belezas naturais da Serra de São José e o conjunto arquitetônico e histórico da cidade como inspiração.

Beth Cavalcanti
Pinturas em acrílico, colagens, esculturas, cerâmica e objetos feitos a partir de materiais recicláveis.

Marco Ajeje
Cria móveis e objetos únicos e inusitados, feitos com material reciclado, como madeira de demolição combinada com novos materiais.

Valéria Lima
Trabalha com múltiplas possibilidades de esculturas da figura humana em argila, fundidas em pó de ferro, bronze ou mármore.

Ateliê Francisco Alessandri
Ele usa cerâmica para expressar a emoção, inspirando-se numa palavra do coletivo japonês, o gambarê, palavra que significa ;estar junto;.

Danilo de Carvalho
Transita entre retas e curvas em firmes pinceladas harmônicas que resultam numa simplicidade sofisticada e racional, de cores vivas e vibrantes.

Ateliê Valin Branco
Esculturas em madeira, tendo como tema a curva de Moebius.

Fernando Leitão
Pintor e escultor desde 1966, trabalha com esculturas contemporâneas e quadros inspirados no impressionismo realista a partir das paisagens brasileiras.

Guido Boletti
O italiano aposta em uma arte de linhas curvas, tintas brilhantes, de música, de poesia. Seu trabalho inclui pintura, escultura, cerâmica, gravuras fine-art e joias.

Luigi Fumenti
Formado na escola Romana, imprime a peculiaridade das cores em suas obras.

Chico Ribeiro
Estátuas de bronze, madeira e terracota. Seu trabalho é baseado em mestres escultores e fundidores florentinos.

Sérgio Ramos
Artista e arquiteto, já participou de cerca de 50 exposições em mais de 25 anos de carreira, mantendo presença em galerias no Brasil e no exterior. Obras inspiradas na literatura, na música, na Gestalt e na arquitetura.

Companhia de Inventos Ateliê e Teatro de Marionetes
Aqui, Nado Rohrmann e Renata Franca confeccionam bonecos, objetos e esculturas articuladas, além de realizar apresentações de Teatro de Marionetes mundo afora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação