APROVEITE A VIDA

Viajantes maduros: veja os benefícios de quem viaja na melhor idade

Programas especiais, pacotes diferenciados, pagamento facilitado e serviços especializados incentivam o turismo na terceira idade. Os viajantes sessentões são um público especial, que merece tratamento VIP

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/11/2015 10:00 / atualizado em 29/10/2015 17:33

Rod Edwards/Divulgação

Aposentados, livres da maioria das preocupações e prontos para, finalmente, aproveitar a vida. Esses são apenas alguns dos fatores que levaram brasileiros com mais de 60 anos a responder por cerca de 18 milhões de viagens por ano. E os números não param por aí: o levantamento mais recente da Sondagem do Consumidor — Intenção de Viagem, realizada todos os meses pelo Ministério do Turismo, mostrou que a terceira idade corresponde a 27,6% das intenções de viagens para os próximos seis meses.


Além do Viaja Mais Melhor Idade, programa criado pelo Governo Federal para proporcionar a aposentados e pensionistas a oportunidade de viajar, os viajantes mais maduros contam com uma série de benefícios oferecidos por empresas e agências de turismo. Diretor da Casa de Viagens, o empresário Carlos Vieira, 50 anos, revela que oferecer pacotes especiais para idosos é fundamental para o mercado. “Por ser um público mais experiente, que na maioria das vezes compra os pacotes com antecedência e viaja em épocas de baixa temporada, a terceira idade usufrui de um serviço melhor e tarifas mais favoráveis.” Carlos relata ainda que a empresa oferece atendimento e serviços especializados. “A gente conta com guias treinados para acompanhar o grupo, tanto nacional quanto internacionalmente, parcelamento favorável e uma programação exclusiva”, completa.


Já que os idosos são maioria entre os clientes da loja, Ronaldo Augusto, 66 anos, gerente da RA Turismo, também resolveu criar roteiros especiais para o público. “Os nossos programas disponibilizam uma série de passeios e atividades pensados para a faixa etária”, relata. Ronaldo acrescenta que a Região Nordeste é a favorita da melhor idade. “A maioria dos pacotes que a gente costuma vender é de viagens para a Bahia. Eles sempre querem visitar as praias.”
Maria Mendes, 63 anos, mora no Riacho Fundo II e ainda não aproveitou do benefício. “Achei que tinha que ser mais velho para conseguir”, brinca. A aposentada, que já viajou para São Paulo e Rio Grande do Sul, conta que vai usufruir dos descontos nos pacotes para conhecer o resto do país. “Meu filho quer viajar para o Nordeste no ano que vem. Vou ver se a gente consegue um preço legal para ir”, planeja.

Mais vantagens
Além de desfrutar dos descontos, os sessentões que decidirem viajar pelas estradas federais de ônibus podem ser isentos do preço da passagem. De acordo com o Estatuto do Idoso, prestadoras de serviço de transporte interestadual são obrigadas a reservar duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso as vagas já tenham sido preenchidas, a empresa é obrigada a conceder um desconto de no mínimo 50% no valor das passagens, para os viajantes restantes.


Marli de Camargo, 62 anos, mora em Ceilândia e aproveita o benefício para conhecer o país. “Já viajei a Bahia, acabei de chegar de Natal, estou indo à Minas, vou a Goiás. Já trabalhei muito, tenho que aproveitar!” A aposentada conta que nunca teve nenhum problema para retirar as passagens. “É só você se preparar e ir com antecedência. Não adianta chegar à rodoviárias uns três dias antes e querer pegar a passagem. A demanda é grande, são muitos idosos querendo viajar; então, com você se preparando, dá pra viajar ‘numa’ boa”, avisa.


O aposentado Renato Souza, 74 anos, também aproveita os benefícios oferecidos à melhor idade. “Eu sempre viajo. Fui conhecer Salvador há algum tempo e quero ir conhecer o Rio Grande do Norte. Estou aproveitando, né?!”, completa.

 

Novos caminhos

Em meio a tantas opções e centenas de pacotes, promoções e rotas diferentes, é normal ficar um pouco indeciso na hora de escolher o destino da próxima viagem. O Turismo indica alguns dos locais mais procurados por turistas mais experientes.

 

Caldas Novas (GO)
Um dos destinos favoritos da melhor idade, as águas termais dos resorts e parques aquáticos de Caldas Novas são perfeitas para os turistas que desejam algumas semanas de descanso e tranquilidade.

Fortaleza (CE)
O roteiro turístico mais procurado por idosos no programa Viaja Mais Melhor Idade, Fortaleza oferece uma variedade gigantesca de atividades, clima ensolarado e algumas das praias mais belas do Brasil.

Natal (RN)
Dunas, recifes e piscinas naturais são apenas alguns dos fatores que tem incentivado a terceira idade a visitar a capital do Rio Grande do Norte. As belas praias e as vilas rústicas de pescadores oferecem boas recordações e uma viagem praticamente inesquecível.

 

Com informações de Álef Calado

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.