Turismo

Viajantes maduros: veja os benefícios de quem viaja na melhor idade

Programas especiais, pacotes diferenciados, pagamento facilitado e serviços especializados incentivam o turismo na terceira idade. Os viajantes sessentões são um público especial, que merece tratamento VIP

postado em 01/11/2015 10:00

Programas especiais, pacotes diferenciados, pagamento facilitado e serviços especializados incentivam o turismo na terceira idade. Os viajantes sessentões são um público especial, que merece tratamento VIP

Aposentados, livres da maioria das preocupações e prontos para, finalmente, aproveitar a vida. Esses são apenas alguns dos fatores que levaram brasileiros com mais de 60 anos a responder por cerca de 18 milhões de viagens por ano. E os números não param por aí: o levantamento mais recente da Sondagem do Consumidor ; Intenção de Viagem, realizada todos os meses pelo Ministério do Turismo, mostrou que a terceira idade corresponde a 27,6% das intenções de viagens para os próximos seis meses.


Além do Viaja Mais Melhor Idade, programa criado pelo Governo Federal para proporcionar a aposentados e pensionistas a oportunidade de viajar, os viajantes mais maduros contam com uma série de benefícios oferecidos por empresas e agências de turismo. Diretor da Casa de Viagens, o empresário Carlos Vieira, 50 anos, revela que oferecer pacotes especiais para idosos é fundamental para o mercado. ;Por ser um público mais experiente, que na maioria das vezes compra os pacotes com antecedência e viaja em épocas de baixa temporada, a terceira idade usufrui de um serviço melhor e tarifas mais favoráveis.; Carlos relata ainda que a empresa oferece atendimento e serviços especializados. ;A gente conta com guias treinados para acompanhar o grupo, tanto nacional quanto internacionalmente, parcelamento favorável e uma programação exclusiva;, completa.


[SAIBAMAIS]Já que os idosos são maioria entre os clientes da loja, Ronaldo Augusto, 66 anos, gerente da RA Turismo, também resolveu criar roteiros especiais para o público. ;Os nossos programas disponibilizam uma série de passeios e atividades pensados para a faixa etária;, relata. Ronaldo acrescenta que a Região Nordeste é a favorita da melhor idade. ;A maioria dos pacotes que a gente costuma vender é de viagens para a Bahia. Eles sempre querem visitar as praias.;
Maria Mendes, 63 anos, mora no Riacho Fundo II e ainda não aproveitou do benefício. ;Achei que tinha que ser mais velho para conseguir;, brinca. A aposentada, que já viajou para São Paulo e Rio Grande do Sul, conta que vai usufruir dos descontos nos pacotes para conhecer o resto do país. ;Meu filho quer viajar para o Nordeste no ano que vem. Vou ver se a gente consegue um preço legal para ir;, planeja.

Mais vantagens
Além de desfrutar dos descontos, os sessentões que decidirem viajar pelas estradas federais de ônibus podem ser isentos do preço da passagem. De acordo com o Estatuto do Idoso, prestadoras de serviço de transporte interestadual são obrigadas a reservar duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso as vagas já tenham sido preenchidas, a empresa é obrigada a conceder um desconto de no mínimo 50% no valor das passagens, para os viajantes restantes.


Marli de Camargo, 62 anos, mora em Ceilândia e aproveita o benefício para conhecer o país. ;Já viajei a Bahia, acabei de chegar de Natal, estou indo à Minas, vou a Goiás. Já trabalhei muito, tenho que aproveitar!” A aposentada conta que nunca teve nenhum problema para retirar as passagens. ;É só você se preparar e ir com antecedência. Não adianta chegar à rodoviárias uns três dias antes e querer pegar a passagem. A demanda é grande, são muitos idosos querendo viajar; então, com você se preparando, dá pra viajar ;numa; boa;, avisa.


O aposentado Renato Souza, 74 anos, também aproveita os benefícios oferecidos à melhor idade. ;Eu sempre viajo. Fui conhecer Salvador há algum tempo e quero ir conhecer o Rio Grande do Norte. Estou aproveitando, né?!”, completa.

Novos caminhos

Em meio a tantas opções e centenas de pacotes, promoções e rotas diferentes, é normal ficar um pouco indeciso na hora de escolher o destino da próxima viagem. O Turismo indica alguns dos locais mais procurados por turistas mais experientes.

Caldas Novas (GO)
Um dos destinos favoritos da melhor idade, as águas termais dos resorts e parques aquáticos de Caldas Novas são perfeitas para os turistas que desejam algumas semanas de descanso e tranquilidade.

Fortaleza (CE)
O roteiro turístico mais procurado por idosos no programa Viaja Mais Melhor Idade, Fortaleza oferece uma variedade gigantesca de atividades, clima ensolarado e algumas das praias mais belas do Brasil.

Natal (RN)
Dunas, recifes e piscinas naturais são apenas alguns dos fatores que tem incentivado a terceira idade a visitar a capital do Rio Grande do Norte. As belas praias e as vilas rústicas de pescadores oferecem boas recordações e uma viagem praticamente inesquecível.

Com informações de Álef Calado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação