Turismo

Huilo Huilo, uma joia escondida na Patagônia Chilena, com luxo e aventura

Reserva Biológica Huilo Huilo guarda exuberantes vulcões, bosques, trilhas e lagos. Lugar, considerado mágico, é herança dos Mapuches

Isabella Souto
postado em 08/11/2015 09:30

Reserva é prato cheio para o visitante que gosta muito de natureza: no verão, cachoeiras
Telmuco (Chile) ; Se a dúvida é praticar esportes radicais ou esquiar na neve, relaxar em meio à natureza ou se desligar totalmente do mundo, é possível fazer tudo isso e muito mais em um mesmo lugar. Localizada na Patagônia chilena, próximo ao vilarejo de Neltume (a 860 quilômetros da capital, Santiago), a Reserva Biológica Huilo Huilo vem se destacando como um lugar mágico, herança dos Mapuches, povo nativo da região. São mais de 100 mil hectares com diversos ecossistemas, uma riqueza de espécies animais e vegetais. As opções de hospedagem cabem em todos os bolsos: vão de hotéis de luxo a acampamentos. A bandeira da reserva, criada há 10 anos, é a conservação do meio ambiente, com turismo sustentável e integração da comunidade local.

Em meio a vulcões, bosques, lagos e neve, há pacotes com atrações que duram até quatro dias. Um deles é o trekking pelos vulcões, que tem como principal atrativo conhecer o complexo vulcânico Los Volcancitos, em um caminho que passa por cachoeiras e pelo Lago Pirehueico. Há ainda pacotes temáticos, como o safári da vida selvagem ; que explora a fauna e a flora do local ; e o passeio chamado herança vivente, quando os turistas aprendem sobre as tradições, culinária e artesanato dos milenares mapuches e conhecem lugares sagrados para eles.

Para quem gosta de aventuras radicais, há opção de cavalgada, tirolesa, arvorismo e mountain bike ; que tem na reserva uma das etapas de prestígio internacional de corrida. E os esportes radicais não se limitam aos adultos. Há uma tirolesa infantil, com 40m de comprimento e 2m de altura. A partir dos 12 anos, a reserva disponibiliza o paintball, em que os participantes se envolvem em uma disputa em que deverão superar obstáculos e conquistar a bandeira do adversário. Para isso, serão munidos de armas e balas de pintura.

Tranquilidade
Para quem preferir um programa mais tranquilo, uma boa pedida é navegar pelo Lago Pirehueico e se banhar nas águas termais, que, reza a lenda, têm poder de cura. Também é possível visitar o Museu do Vulcão, que conta a história da Patagônia por meio de peças originais da cultura local. Parte do museu ainda está em construção para abrigar material que demonstre a origem do universo, por meio de efeitos especiais e vídeos. A iluminação do local será feita por uma cúpula em forma de cristal, arquitetada para captar a luz solar. Um teleférico ficará pronto até o fim do ano.

Para quem quer se aventurar nos esportes de inverno, de julho a setembro, o lugar ideal para os primeiros passos é o Centro de Neve Bosque Nevado, localizado a uma hora de Huilo Huilo e indicado para crianças e adultos. Nas demais estações do ano, são oferecidas aos visitantes atividades na montanha do vulcão Mocho-Choshuenco, como trekking, ski randonée e raquete de neve. Há opções de passeios em rotas turísticas, como a expedição até o mirante do vulcão. Depois de muita aventura, vale a pena dar uma paradinha para experimentar a Pettermann, uma cerveja artesanal de mel batizada assim em homenagem ao chileno Victor Petermann, descobridor e proprietário da reserva.

Acomodação para todos os hóspedes

A tirolesa é uma das diversas atividades oferecidas no complexo patagônico
A aventura em Huilo Huilo começa na chegada às acomodações. Com arquitetura exótica, os hotéis remetem à natureza e à atmosfera mítica do local. As florestas lembram cenários de filmes com duendes, fadas e elfos. No complexo hoteleiro, três se destacam: o Montaña Mágica, que imita o formato de uma montanha; o Nothofagus, construído em volta de uma árvore; e o Reino Funghi, semelhante à forma de um cogumelo. Por opção da reserva, não há televisões nos quartos. Internet, somente nas áreas comuns dos hotéis, onde o sinal de wi-fi é mais estável. Os três hotéis dão direito a atividades autoguiadas pela reserva e acesso ao Spa Lawenko.

Para casais em lua de mel, a indicação é o luxuoso e romântico Nawelpi, um lodge butique no estilo all inclusive, montado com quartos com banheira de hidromassagem. Quem quiser gastar menos pode ficar nas pequenas casinhas construídas em cima de árvore, no Canopy Village. As acomodações são para quatro, seis ou oito pessoas. Há ainda cabanas, albergues e área para acampamento com infraestrutura elétrica e duchas aquecidas.
No inverno, pistas de ski e muita neve garantem a diversão e o relax
A repórter viajou a convite da Reserva Huilo Huilo, Sky Airline e GTA Assistance

Saiba mais

Huilo Huilo
O nome Huilo Huilo vem do idioma mapudungun, dos índios mapuches, um dos principais povos indígenas do Chile. O termo significa ;fenda profunda; e foi inspirado nas enormes rachaduras pelas quais circula o principal rio local. A reserva ocupa uma área de 100 mil hectares e abriga uma das poucas áreas de florestas de clima temperado que restam no mundo. Ali, existem 95 espécies de aves, 12 de mamíferos e 328 de flores.

Serviço

COMO CHEGAR
A primeira etapa é um voo até Santiago, destino que é operado por SkyAirline, Lan e Gol. De lá, há quatro voos diários para Temuco: dois pela Lan e dois pela SkyAirline. Chegando a Temuco, são mais três horas de carro até Neltume. Há como alugar veículos no aeroporto.

ONDE FICAR

Varanda do hotel Nothofagus, uma das várias hospedagens na reserva: luxo rústico
(As diárias variam de US$ 45 a US$ 264)

; Nawelpi Lodge: Categoria luxo, acomodação com banheiro privativo, hidromassagem, terraço privado, minibar, lareira e módulo de serviço de chá, cafés e afins.

; Nothofagos: Fica no coração do complexo arquitetônico da reserva. Construído ao redor de uma árvore, tem 55 leitos com quatro tipos de acomodação, que vão do standard ao luxo.

; Reino Funghi Lodge: Tem formato semelhante ao de um cogumelo, projetado para se misturar com o ambiente vegetal que o cerca. Oferece serviço de compartilhamento de acomodações entre quartos.

; Montaña Mágica Lodge: Buscou inspiração em um vulcão nativo para projetar a aparência da edificação.

; Cabañas del Bosque: Situadas nos pequenos bosques da Reserva Fuy. A estadia mínima é de dois dias e inclui atrações como visitas autoguiadas, cachoeira La Leona, Caminho de Los Espiritus e a cachoeira Huilo Huilo.

; Canopy Village: Pequenas acomodações projetadas nas copas das árvores. Construídas em madeira, ficam a 5m do chão e têm janelas laterais com angulação para observar o ambiente.

; Salta del Puma Basckpackers Hostel: Habitação compartilhada por mochileiros que querem se aventurar na Patagônia chilena.
As acomodações têm chuveiro e banheiro.

; Camping Huilo Huilo: São 22 locais com conexão para eletricidade e duchas aquecidas.

RESERVAS
Telefones: %2b 56 63 267-2020/
%2b56 63 267-2021
Contato: reservas@huilohuilo.com

ONDE COMER
; Restaurante Nothofagus: Serve o melhor da gastronomia local e de produtos típicos da região, como murta, mirtilos, nozes e castanhas.
; Mesón del Jabalí: Gastronomia sofisticada, mistura vários ingredientes locais nos pratos.
; Cervejaria Petermann: O espaço serve pizzas, lanches, bebidas e aperitivos.
; Café del Duende: Famoso por seus bolos e chocolates, é decorado como um conto infantil.
; Café del Lago: Instalado em Puerto Fuy, dispõe de uma biblioteca no segundo andar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação