Turismo

Playa del Carmen: balneário cosmopolita no coração da Riviera Maia

Cidade reúne sotaques de todos os cantos do mundo. Além da bela orla, não deixe de visitar monumentos e parques temáticos, que misturam ecoturismo com arqueologia

Cristiane Silva/Estado de Minas
postado em 23/01/2016 09:00

Cidade reúne sotaques de todos os cantos do mundo. Além da bela orla, não deixe de visitar monumentos e parques temáticos, que misturam ecoturismo com arqueologia
No coração da Riviera Maia, fica a cidade de Playa del Carmen. Na era pré-colombiana, o local era conhecido como Xaman Ha, ponto de partida para a Ilha de Cozumel, onde os maias prestavam culto à deusa Ixchel, ligada à Lua e à fertilidade. O povoado se firmou no início do século 20, expandindo-se na década de 1980 com o turismo.

Playa del Carmen recebeu estrangeiros de diferentes partes do mundo, que se fixaram por lá. A influência cosmopolita pode ser vista em uma simples caminhada pela cidade litorânea, onde a arquitetura charmosa chama a atenção em uma olhada pelos sobrados. Ao longo das ruas, a confusão de idiomas dá ares cosmopolitas ao balneário.

Na Quinta Avenida, a principal de Playa del Carmen e paralela ao mar, se encontra de tudo. É lá que se concentram os principais restaurantes e bares, onde se pode desfrutar da culinária tradicional mexicana, assim como amostras das cozinhas argentina, asiática, italiana, entre outras, e casas noturnas, como a filial do Coco Bongo.

No parque Xel-ha, é possível mergulhar para conhecer os diversos tipos de peixes: natureza exuberante

Artesanato
De ponta a ponta, há lojas especializadas em artesanato, que garantem uma viagem pela cultura do México. É lá também que estão os melhores preços para quem quer adquirir suvenires. Em uma caminhada pela Quinta, você passa por lojas com camisetas divertidas, fábricas de charutos, vitrines lotadas de caveiras mexicanas multicoloridas, e as famosas máscaras de luta livre. Vendedoras usando os tradicionais vestidos de renda branca e bordados oferecem batas e os tradicionais ponchos. Você pode parar para tirar uma foto com a estátua de um ;bandolero; mexicano sentado em um banco, experimentar sombreiros de diversos tamanhos e modelos. Em meio a isso tudo, ainda há vitrines de marcas famosas em todo o mundo.

Para sair um pouco da agitação, siga em direção à praia e não deixe de passar pela Capela de Nossa Senhora del Carmen. A construção graciosa, marcada por arcos brancos na entrada e cercada de coqueiros, é um convite à reflexão. Uma placa comemorativa dos 113 anos da cidade explica que ela foi construída pelas primeiras famílias de Playa del Carmen, com pedras de vestígios maias, areia e água do mar. O altar da capela tem vista para o oceano.

Não muito longe dali, outro grande monumento ganhou a paisagem em 2012. É o Portal Maya, que fica no Parque Fundadores. O arco, formado por um homem e uma mulher erguidos por espirais, que se dão as mãos, tem quase 20 metros de altura e dá as boas-vindas aos banhistas. Criado pelo mexicano José Arturo Tavares, o Portal Maya foi erguido para marcar o fim do calendário maia, com o início de uma nova era de amor e prosperidade.

Para quem quiser um espaço mais reservado para pegar aquele bronze e aproveitar uma boa refeição, bebidas, praia e piscina com todo o conforto, uma boa pedida é o Kool Beach Club, na Calle 28. Os pacotes, que custam a partir de 150 pesos por pessoa, garantem acesso ao clube das 8h às 18h, internet, crédito (no valor da entrada) para comidas e bebidas, entre outros.


O campo de futebol chama a atenção. O esporte era praticado como hoje, mas bola era

Outro atrativo da Playa del Carmen é a proximidade com alguns dos principais parques e atrações da Riviera Maia. De lá, é possível seguir para a Ilha de Cozumel, em uma viagem de cerca de 40 minutos de ferry. As embarcações saem diariamente, desde que as condições climáticas permitam. Nas redondezas também estão os parques Xplor e Xcaret.

A cara do país

Xcaret é uma visita para um dia inteiro. O parque mistura ecoturismo com arqueologia e cultura mexicana. Entre as 40 atrações disponíveis, estão a travessia dos rios subterrâneos, snorkeling, nado com golfinhos e contato com tubarões. Xcaret tem um aquário com diversas espécies marinhas, além de um borboletário, espaços com mamíferos e um santuário de aves. A maioria delas está solta e nem se incomoda com a passagem das pessoas pelo caminho. Na trilha, o visitante pode se divertir com as máquinas fotográficas espalhadas pela vegetação. Xcaret tem sua própria praia. Se não quiser nadar, é só pegar uma das boias e ficar flutuando, pois as águas são bem calmas.


Uma das coisas mais interessantes sobre o parque temático é a sensação de estar em um lugar que reúne toda a diversidade do país. Há apresentações de mariachis, shows de cavalgada. Também é possível visitar a réplica de um cemitério do interior do país. São túmulos coloridos, com produções de igrejas ou referências à vida da pessoa. Chamam a atenção as inscrições divertidas sobre as lápides, pois acredita-se que afastam a tristeza dos mortos.

Pirâmide de Kukulcán, em Chichen-Itzá, conhecida como El Castill. A região tem grande riqueza arqueológica
Dentro de Xcaret, ainda existe uma típica fazenda mexicana, com um museu que recria os hábitos da população no passado. A réplica da cozinha é especialmente interessante. Em um dos cômodos, há vários elementos do folclore mexicano, entre eles, a Árvore da Vida: as esculturas lembram um presépio que se desenvolve ao longo dos galhos de uma árvore, mostrando desde elementos da criação do mundo, como na Bíblia, ao ciclo de vida e morte.

No fim do dia, tochas são acesas e 300 atores representando guerreiros e personagens da cultura maia se espalham pela entrada da arena, onde é realizado o show México espectacular, que mostra a história do país desde antes da chegada dos espanhóis até a cultura atual. Entre as apresentações, há um jogo maia parecido com o futebol, em que a bola é jogada com o quadril e deve passar por um aro, representando uma antiga lenda maia.

Para saber mais

Como chegar

Partindo de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Manaus, a Copa Airlines opera voos diários para Cancún (exceto no Recife, onde as partidas são domingo, segunda, terça e sexta-feira), com conexão no aeroporto de Tocumen, no Panamá, onde não é preciso passar pela imigração ou alfândega. As malas são despachadas diretamente para o destino final, o Aeroporto Internacional de Cancún.

; Informações: www.copaair.com

Onde ficar
Hard Rock Hotel

Riviera Maya
http://es.hrhrivieramaya.com/
Carretera Cancun ; Chetumal, Km 72, Puerto Aventuras, México

Sandos Caracol Eco Resort
http://pt.sandos.com/hotel-sandos-caracol-inplayadelcarmen.htm
Carretera Puerto Juarez ; Chetumal Km 295, Solidaridad, Playa
del Carmen

México
Sandos Cancún

Luxury Resort
http://pt.sandos.com/hotel-cancun-in-cancun.htm
Calle Retorno del Rey, Km 14, Mz 53, Lote 37-1, Zona Hotelera, Cancún, México

A jornalista viajou a convite da Copa Airlines e do Conselho de Promoção Turística do México no Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação