CHILE

Berço literário, Valparaíso foi casa de Pablo Neruda e Isabel Allende

Cidade portuária é uma das mais importantes do país e guarda as memórias dos escritores. A cultura está no ar, nas ruas, nas paredes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/02/2016 17:50 / atualizado em 26/02/2016 17:49

Marcia Cruz/EM/D.A Press

Valparaíso é apresentada na obra de uma das mais importantes escritoras latino-americanas. No romance Paula, Isabel Allende conta o drama vivido com a filha e volta às memórias da infância e juventude. A cidade aparece como um dos lugares preferidos da escritora. Balneário onde ela passou momentos inesquecíveis. Não tem como aportar na cidade, que é uma das mais importantes do Chile, sem pensar que aquelas ruas foram percorridas por Isabel e pelo poeta Pablo Neruda. A casa onde o poeta viveu parte da vida é uma das principais atrações turísticas da cidade portuária. Tamanhas beleza e importância foram reconhecidas pela Unesco, que elegeu a cidade como Patrimônio da Humanidade.

 

Valparaíso é dessas cidades míticas onde é preciso pisar pelo menos uma vez na vida. E de fato a cidade respira cultura. O que em muitas cidades causa incômodo, em Valparaíso virou atração turística. As paredes, os muros e até mesmo as escadas recebem profusão de cores em traços de artistas urbanos. Os grafites e os pichos estão por todos os lados. Alguns painéis ocupam fachadas de edifícios. Os urbanistas e arquitetos incorporaram em seus projetos a topografia das colinas.

 

Marcia Cruz/EM/D.A Press

A assinatura “Selmmy e Cinthia” pode ser vista em diferentes edificações. É de um casal de grafiteiros que se dedica à arte urbana. “A importância do grafite em Valparaíso é posicionar a arte urbana no espaço público como cultura e arte”, diz Cinthia Aguilera Spinosa, 28 anos, que há 13 trabalha com arte urbana. Uma das poucas mulheres grafiteiras, a jovem lembra que não é uma tarefa fácil. Embora receba o apoio da comunidade para decorar as paredes e muros, ela lembra que é difícil conseguir ser remunerado pela atividade. A jovem, porém, reconhece que seus trabalhos viajam mundo afora a partir das lentes de turistas que se encantam com o que veem.

 

Marcia Cruz/EM/D.A Press

O que visitar

»Casa Pablo Neruda

Rua Ferrari, 692, Cerro Bella Vista
Aberta de terça-feira a domingo,
das 10h10 às 18h

 

»Vinícola Gillmore

www.gillmorewines.cl

 

»Vinícola Tabali
www.tabali.com

 

»Vale do Encanto

Independência, 518, nº 16 - Ovalle

 

Onde ficar

»Casa Higueras Hotel

Calle Higuera, 133, Cerro Alegre

www.casahigueras.cl

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.