Turismo

Conheça as surpreendentes opções de lazer em Bragança (PA)

O contato com a fauna e a flora local prometem muita diversão, boas fotos e experiências únicas

Pedro Henrique Gomes*
postado em 10/07/2017 10:00
A Fazenda Hotel Vitória, distante 26 quilômetros da cidade, fica no município de Tracuateua e foi inaugurada no século 19

Nos campos alagados da comunidade de Santa Tereza, fica a Fazenda Hotel Vitória, distante 26 km de Bragança, no município de Tracuateua, outro lugar encantador da região. A inauguração da fazenda foi em 1875.

[SAIBAMAIS]As opções de lazer podem surpreender, como o passeio de búfalo. É impressionantemente tranquilo. Quem é mais tradicional pode montar cavalos. Outra atividade oferecida é a ordenha das búfalas leiteiras ao nascer do dia. O passeio pelos campos alagados de chalana é outra ótima pedida. O tour também pode ser feito de caiaque e pedalinho.

Quem viaja com crianças encontrará boas opções de diversão. Elas podem interagir com os animais fazendo o roteiro da fazendinha, têm contato com vários bichos e chegam a alimentar carneiros e ovelhas com a própria mão. Todos os passeios e refeições ; café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar ; estão inclusos no valor da diária. As bebidas são pagas à parte. O stand up paddle e a pesca artesanal são opcionais.

Viajar por uma região onde as atrações turísticas estão diretamente ligadas à natureza proporciona experiências diferentes para adultos e crianças. A Fazenda Hotel Vitória oferece acomodações em três ambientes diferentes, totalizando 25 suítes. A casa grande da fazenda conta com nove suítes, que têm vista para a piscina de borda infinita e para os campos alagados. Ainda existe a opção da Vila dos Martins, que abriga oito suítes num pavilhão que simula uma charmosa vila, com direito a uma capela.

Passeio de búfalo: programa para toda a família

Já a Fazenda Bacuri, localizada a cerca de 15km de Bragança, na rodovia que liga a cidade ao município de Augusto Corrêa, é um bom exemplo de produção e manejo de frutas da Amazônia. A fazenda produz desde frutos até polpas, doces, geleias e licores. Os produtos são orgânicos com certificação para os mercados brasileiro, americano e da comunidade europeia.

A fazenda também oferece turismo de conhecimento, uma experiência por meio da qual é possível fazer uma trilha de cerca de uma hora de duração dentro da área de manejo. Depois da trilha, a degustação dos produtos é uma explosão de sabores. Em outro passeio, fora da fazenda, é possível acompanhar a revoada dos guarás para a Ilha do Rato, onde repousam. A saída é de Augusto Corrêa, das 16h30 às 18h. Numa outra aventura, pode-se observar os manguezais e uma pequena vila de pescadores na beira do rio, a poucos minutos de distância do oceano Atlântico.

De tirar o fôlego: a revoada dos guarás para a ilha do Rato

Outra opção é o passeio pelos estuários da Amazônia Atlântica. A saída é bem cedo, às 5h, e tem duas paradas. A primeira é na Ilha da Felipa, onde é possível observar várias espécies de pássaros. A segunda parada é em uma fazenda marinha no distrito de Nova Olinda, com visita à produção de ostras. No percurso, que termina às 10h, é servido café da manhã. (PHG)


Onde comer

Benquerença

Funciona num antigo casarão na orla do rio Caeté. O destaque dos tira-gostos vai para as casquinhas de arraia e de caranguejo e o bolinho de cação. Há várias opções de refeições preparadas com peixe e camarão. Av. Visc. do Rio Branco, 160 ; Bragança.

Estação Bragança
Tem um cardápio com pratos à base de peixes e camarões. A moqueca paraense é uma ótima escolha, assim como a mariscada à moda da casa. Oferece sucos de frutas típicas como bacuri, cupuaçu e murici. Travessa João XXIII, 374 ; Bragança.

IceBode
Uma sorveteria que produz sorvetes e picolés com sabores amazônicos é um ponto que não se pode deixar de conhecer. Sabores como bacuri, uxi, araçá e murici se destacam. Existem combinações como açaí com tapioca e castanha do Pará com doce de cupuaçu. Rua Nazeazeno Ferreira, 3 ; Bragança.


Onde ficar

Pousada Casa Madrid

Travessa Senador José Pinheiro, n; 188 ; Bragança
Informações: (91) 3425-1616

Pousada Aruans Casarão
Rua General Gurjão, 1099 ; Bragança
Informações: (91) 3425-2195

Hotel Solar do Caeté
Av. Visconde do Rio Branco, 2096 ; Bragança
Informações: (91) 3425-1780

Marujo;s Hotel
Av. Pastor Afonso Meninho Rey, 540 ; Bragança
Informações: (91) 3425-2464

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação