ORGANIZAÇÃO

Guarda-roupa espremido numa mala de mão: dicas para a bagagem ficar leve

Pratique o desapego e descubra como viajar apenas com uma bagagem de no máximo 10 Kg sem deixar nada importante para trás, sem pagar para despachar uma peça maior

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/07/2017 06:00 / atualizado em 12/07/2017 16:36

Com as novas regras para despacho de bagagem em voos, estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é preciso pensar duas vezes antes de colocar algum item na mala. Tudo isso porque os 23 Kg que podiam ser carregados gratuitamente no bagageiro do avião deixaram, via de regra, de existir. A norma estabelece que podem ser levadas, sem custo extra, apenas malas de mão de até 10kg, cumprindo as restrições de tamanho.

 

Desde 29 de abril, as empresas aéreas passaram a ter total autonomia para decidirem políticas internas de precificação de bagagem e começaram a cobrar pelo despacho como tarifa extra. Com a medida, o Brasil se alinhou aos padrões internacionais de aviação: apenas o nosso país e a Venezuela ainda regulavam a questão com base em leis internas. A justificativa da Anac é que tal regra poderia reduzir o preço das passagens e favorecer o consumidor.

 

 

Porém, a diferença não tem sido notória. Assim, a decisão continua polêmica e passageiros temem que a regra favoreça apenas as organizações e não os viajantes. A servidora pública Aldria Cristiane está tendo dificuldade de se adaptar. "As novas regras de bagagem te restringem e não te dão opção de escolha", critica. O jeito, no entanto, é ser comedido ao arrumar a mala quando a viagem não for grande ou aceitar pagar uma taxa extra para despachar um volume maior. "É preciso levar apenas o necessário, mas, muitas vezes, isso não é o suficiente", percebe. "Agora, para fazer tudo, é preciso pensar duas vezes, se organizar muito e estudar o destino. Se você quer presentear alguém ou comprar algo de interessante durante a viagem, deve analisar se vai ter ou não espaço para isso. Viajar para algum lugar frio com essas novas regras não é tão vantajoso", afirma.
Arquivo Pessoal


Para empacotar
Com a nova regra em vigor, o mais produtivo para aproveitar sua viagem ao máximo é se adaptar a ela. O Turismo, com a ajuda de Elisa Langsch, criadora do blog de organização Lar Possível , apresenta um passo a passo de como preparar uma mala que atenda às suas necessidades e, de preferência, que não gere custos extras. A primeira dica da personal organizer é pesquisar bastante a respeito do destino. "É preciso saber o que te espera: a temperatura, o tipo, a duração e o propósito da viagem, porque tudo isso vai influenciar sua mala", explica.

 

Se todas as exigências estão pre-definidas, fica bem mais fácil pensar no que levar. Os homens precisam saber se vestirão terno ou roupas informais. Já para as mulheres, é recomendado pensar nos itens queridinhos, mas que ocupam espaço, como sapatos e bolsas: antes de empacotar, reflita se serão úteis ou não na viagem. Com todo o roteiro definido, é hora de arrumar as malas. Confira as dicas!

Passo a passo

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press

1 — Para começar, é importante definir a mala a ser utilizada. As de mão devem obedecer ao padrão de medidas que, incluindo bolsos, rodas e alças, deve ser de 55cm x 35cm x 25cm.

2 — Coloque em cima da cama todos os itens que deseja levar, inclusive roupas, sapatos e acessórios. A dica é: leve peças que são fáceis de combinar. Opte por tons mais neutros que podem harmonizar tranquilamente entre si. Existem roupas que são coringas, como a calça jeans, que pode ser usada em inúmeras ocasiões.

3 — Agora que tudo está separado, é hora de rechear a bagagem. O diferencial será o jeito de dobrar as roupas. Comece colocando calças, shorts e peças pesadas no fundo da mala porque, assim, não tem problema de amassar. Em seguida ou ainda no fundo, posicione pijamas e trajes que usará para ficar dentro do quarto do hotel ou em casa se for viagem para visitar familiares. Dessa maneira, você dará prioridade a peças mais delicadas que devem ficar por cima na mala.

4 — Todas as blusas e camisetas devem ser colocadas na vertical e no fundo. A dica é dobrá-las em três partes de forma que fiquem bem fininhas e com menos riscos de amassar.
Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press

5 — Depois disso, coloque os sapatos. Lembre-se, se você deseja levar algum calçado pesado, como botas ou tênis, viaje com eles nos pés. Essas peças são tão volumosas que, se forem na sua mala, vão impedir que diversas outras coisas que você desejaria levar caibam. Então, na bagagem dê prioridade para calçados leves como sandálias, alpargatas, sapatilhas.

 

6 — Agora que você tem na mala calças, shorts, pijamas, camisetas e sapatos, chegou a hora dos demais acessórios, como secador de cabelo. Opte por um de pequeno porte e bivolt, dessa maneira ocupará pouco espaço e você não precisa se preocupar em saber qual a voltagem da cidade de destino.

7 — Para aqueles que vão levar toalha (pelo fato de não se hospedar num hotel ou por preferir utilizar uma própria), a dica é comprar uma do tipo dry fit porque seca rapidamente e é muito fina. Geralmente, as toalhas são bem grossas e só elas ocupam bastante espaço na mala. Essa opção vai facilitar muito a vida e economizar bastante lugar.

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press

8 — Com relação a roupas íntimas, procure colocá-las dentro de saquinhos e encaixe em algum buraquinho que ficou na mala. Uma dica valiosa: leve para a viagem aquelas roupas mais velhinhas e que você descartaria em algum momento, porque assim você pode usá-las e depois jogar fora (se quiser ou achar necessário) já que são peças que não se pode doar. Assim, você aproveita para criar espaço para lembrancinhas ou outros produtos que comprar no local de destino.

9 — Coloque no bolso ao lado roupas de banho, bolsas e acessórios, como joias e bijuterias. Opte por colocar tudo em saquinhos para melhorar a organização e evitar que alguma peça pequena suma.

10 — Deixe para colocar no bolso de fora da mala carregadores de celular, câmera.
Além disso, coloque o livro, revista ou jornal que deseja levar.

 

Agora é só fechar a mala e boa viagem! 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.