Little Kids

Saúde à mesa

Alimentação adequada na infância é crucial para o bom desenvolvimento. Veja como estimular as crianças a escolherem os cardápios mais saudáveis.

postado em 11/01/2018 04:45
Alessandra e Cássio buscaram uma escola que atendesse bem às faixas etárias dos filhos, Leonardo, 4, e Arthur,1
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão no auge do desenvolvimento social e motor. Garantir uma alimentação de qualidade nessa fase é essencial para que elas tenham acesso a todos os nutrientes necessários ao crescimento saudável. Estimular bons hábitos na hora da refeição também é importante. Assim, será mais fácil perpetuá-los até a vida adulta.
Com o objetivo de garantir um acompanhamento de qualidade e o desenvolvimento completo das crianças, o colégio Little Kids montou uma estrutura de assistência individual personalizada, com direito a nutricionista, odontopediatra e pediatra.
A dieta é oferecida pela própria instituição e segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS): sem açúcar, óleo, leite ou derivados. As refeições são todas assadas e não levam nenhum produto industrializado, apenas alimentos colhidos na horta da escola, que procura seguir ainda os 10 passos da alimentação saudável (veja o quadro).

Aprendizado


Camila Amaral escolheu a instituição para matricular a filha, Mariah, após conhecer o projeto pedagógico e nutricionalUma vez por mês, as crianças participam de oficinas na horta, para entrarem em contato com os legumes ; tocar, mexer, trabalhar o olfato e o sabor. ;Eu explico o valor nutricional de cada alimento. Nós fazemos algumas receitas e, depois, trabalhos de aproveitamento com as cascas;, conta a nutricionista da escola, Ludmila Lopes.
As crianças também têm a experiência de pisar na grama, subir nas árvores, colher frutas do pé e comer ali mesmo. ;O projeto da horta é muito importante para as crianças entenderem como funciona, desde o plantio até a colheita, esquecer um pouco esses produtos industrializados e perceber que o legume e a fruta também são saborosos."
Camila Amaral, 39 anos, decidiu matricular a filha Mariah, 2, no Little Kids após ser apresentada ao projeto pedagógico e nutricional. ;Havia muito amor e zelo pelo projeto, e isso me chamou a atenção. Eu acho muito legal também que eles procuram os pais ao notar algo diferente na rotina alimentar da criança", conta.

Interação


A escola conta com cinco turmas de berçário, do Little 1 ao Little 5. Todas as salas são equipadas com fraldário, banheiro, jogos e brinquedos pedagógicos ao alcance das crianças. Já a área externa, tem parque, horta e viveiro. São oferecidas opções de período parcial, integral e semi-integral, e as crianças têm contato com o inglês em todos os níveis de ensino.
A diretora, Adryana Leony, explica que a metodologia adotada engloba conceitos do construtivismo, de Jean Piaget, e do sócio-interacionismo, de Vygotsky. Isso significa que a instituição preza pelo aprendizado a partir de conhecimentos prévios trazidos pela criança e por meio da interação com o outro.
Alessandra, 39, e Cássio Veludo, 37, pais de Leonardo, 4, e de Arthur, 1, buscavam uma escola que atendesse bem as duas faixas etárias. ;Achei diferente a relação com a escola, e o fato que todos se conhecem. Meu filho vai para o Little 4, mas conhece todas as professoras e se relaciona com coleguinhas em todas as turmas, inclusive com o irmão, que ainda está no berçário;, conta a mãe. A família acredita que o essencial é brincar e tornar o aprendizado uma atividade lúdica. ;Eles trabalham com músicas, pinturas, folclore;, elenca. ;Certa vez, fizeram um teatrinho. Achei fantástico, algo feito por eles, para eles;, completa.

Nutrição ideal

Confira quais são os 10 passos da alimentação saudável


; Dar somente leite materno até os seis meses de idade

; Ao completar seis meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais

; Alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia

; A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários da família, em intervalos regulares e respeitando o apetite da criança

; A alimentação deve iniciar com consistência pastosa e mudar gradativamente

; Oferecer uma alimentação variada e colorida

; Estimular o consumo de frutas, legumes e verduras

; Evitar açúcar, café, enlatados, frituras e guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação

; Cuidar da higiene e garantir manuseio e conservação adequados dos alimentos

; Estimular a criança doente com seus alimentos favoritos, dentro da alimentação habitual saudável
Alimentação adequada na infância é crucial para o bom desenvolvimento. Veja como estimular as crianças a escolherem os cardápios mais saudáveis.
Estúdio de produção de conteúdo para estratégias de comunicação de marcas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação