OBITUÁRIO

Morre o líder indígena Carlos Terena, aos 66 anos

Carlos Terena nasceu no distrito de Taunay, município de Aquidauana (MS). Ainda jovem veio para Brasília, onde lançou em pauta a discussão sobre os direitos dos povos tradicionais

Ádamo Dan - Especial para o Correio Braziliense
postado em 14/06/2021 06:00
O líder indígena ficou internacionalmente conhecido por ser o criador, idealizador e coordenador-geral dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas -  (crédito: AFP PHOTO / Christophe Simon)
O líder indígena ficou internacionalmente conhecido por ser o criador, idealizador e coordenador-geral dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas - (crédito: AFP PHOTO / Christophe Simon)

Em tratamento desde 24 de maio, Carlos Terena, 66 anos, acabou falecendo, sábado, em decorrência da covid-19, no Hospital das Clínicas de Ceilândia. Ele tinha diversas comorbidades.

O líder indígena ficou internacionalmente conhecido por ser o criador, idealizador e coordenador-geral dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que, neste ano, chegariam à 14º edição, mas acabaram adiados devido ao agravamento da pandemia.

Carlos Terena nasceu no distrito de Taunay, município de Aquidauana (MS). Ainda jovem veio para Brasília, onde lançou em pauta a discussão sobre os direitos dos povos tradicionais. Ao longo da vida, foi ativista em demarcações de terras e defendia a preservação da cultura, esportes e tradições indígenas.

A despedida ocorre no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, Templo Ecumênico II, com velório a partir das 12h e sepultamento às 14h.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação