Dengue

DF supera 300 mortes por dengue em 2024, diz Ministério da Saúde

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, somente em 2024, 308 pessoas morreram por dengue na capital federal

No balanço, há mais 51 óbitos em investigação -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
No balanço, há mais 51 óbitos em investigação - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O boletim diário de casos da dengue do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta-feira (2/5), mostra que o Distrito Federal registrou 308 mortes pela doença apenas em 2024.

As informações constam no painel de casos de dengue do ministério. No balanço, há mais 51 óbitos em investigação. O boletim aponta 240.945 casos prováveis de dengue no DF.

Os números são diferentes dos divulgados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) na última semana. O órgão distrital informou 247.569 casos prováveis da doença e 288 óbitos — 54 em análise.

Sintomas

A dengue é uma arbovirose — como são chamadas as doenças difundidas por insetos — transmitida ao ser humano pelo mosquito Aedes aegypti. Ela é causada por quatro vírus da família flavivírus (identificados como 1, 2, 3 e 4) e pode se manifestar de forma benigna ou maligna. A enfermidade é típica de regiões quentes e úmidas, como a América Latina.

Os principais sintomas são febre, dores nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, vômitos e diarreia. A diferença dos sintomas da dengue e da chikungunya, também transmitida pelo Aedes aegypti, é que a dor muscular causada pela chikungunya costuma ser incapacitante, enquanto a da dengue, não.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 02/05/2024 17:33 / atualizado em 02/05/2024 17:33
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação