CÂMARA DOS DEPUTADOS

Conselho de Ética recebe ação pela cassação do mandato de Chiquinho Brazão

PSol entrou com representação e defende a perda do mandato do deputado, acusado de ser um dos mandantes da morte de Marielle e Anderson

Chiquinho Brazão está preso preventivamente, suspeito de ser um dos mandantes do assassinato -  (crédito: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)
Chiquinho Brazão está preso preventivamente, suspeito de ser um dos mandantes do assassinato - (crédito: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)
postado em 27/03/2024 13:39

O pedido de cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão (RJ), que foi expulso do União Brasil, já foi protocolado no Conselho de Ética da Câmara, nesta quarta-feira (27/3). O parlamentar é acusado de ser um dos mandantes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

"A sua cassação é uma necessidade: a cada dia que o representado continua como deputado federal é mais um dia de mácula e de mancha na história desta Câmara. Sua cassação é impositiva para evitar que ele utilize do cargo para obstruir a Justiça, impedindo assim o cometimento de outros crimes", diz a representação do PSol.

O presidente do Conselho de Ética, Leur Lomanto (União-BA), anunciou que o processo será instalado na próxima sessão do colegiado, que só deve ocorrer 10 de abril. Uma vez instalado o caso, começam a correr prazos. O pedido de cassação de Brazão é assinado pela presidente do PSol, Paula Coradi.

Na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), ontem, deputados da centro-direita pediram vista da homologação da decisão prisão preventiva de Brazão, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, e confirmada pela 2ª Turma da Corte.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação