Brasil

Prédios são desocupados após reintegração de posse em São Paulo

Eessa era a maior invasão do Programa Minha Casa, Minha Vida da capital, com cerca de 5 mil pessoas

postado em 19/02/2014 10:48
Moradores começaram a retirar móveis e pertences na manhã desta quarta-feira (19/2), após reintegração de posse de um conjunto habitacional da zona leste da capital paulista. Policiais militares negociaram com as milhares de pessoas que viviam no local por mais de três horas para que a desocupação ocorresse de forma pacífica.

O Conjunto Residencial Caraguatatuba, localizado na Rua Domingo Rubino, região de Itaquera, tem 940 apartamentos em 47 prédios, e foi ocupado no dia 25 de julho do ano passado. A decisão da 13; Vara Cível da Justiça Federal em São Paulo foi expedida em agosto do ano passado.

Esta foi a segunda tentativa de cumprimento da reintegração, a primeira ocorreu na terça-feira (18/2). Hoje, no início da manhã, os moradores deram as mãos e fizeram um cordão em volta do condomínio para protestar. Eles também montaram barricadas com sofás e entulhos. Não houve confronto, de acordo com a Polícia Militar.



O pedido de reintegração de posse foi feito pela Caixa Econômica Federal, proprietária do imóvel. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, essa era a maior invasão do Programa Minha Casa, Minha Vida da capital, com cerca de 5 mil pessoas. A Secretaria da Segurança Pública estimou que 3 mil pessoas vivessem no local.

Em nota, a Caixa informou que os apartamentos integram a Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, destinado a famílias com renda até R$ 1,6 mil por mês. O valor do investimento chegou a R$ 49,6 milhões.

;As obras estavam concluídas e a Caixa aguardava o processo de legalização para a entrega aos beneficiários. O sorteio estava previsto para os dias 7 a 9 de agosto de 2013, mas o empreendimento foi invadido no fim de julho de 2013. A Caixa esclarece que não negocia com invasores e busca sempre preservar o direito dos reais beneficiários que foram devidamente selecionados pelo município de acordo com a regras do Programa Minha Casa, Minha Vida;, diz o comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação