Brasil

Delegado com 120 pontos na CNH é exonerado da chefia do Detran-MG

César Augusto Monteiro Alves Júnior entregou a CNH em janeiro e passaria por curso de reciclagem. Ele deve ser realocado, segundo a Polícia Civil

Estado de Minas
postado em 08/05/2018 12:38
Ele alegava que em nenhum dos casos ele foi identificado como o condutor e nem sequer notificado sobre as infrações
Foi exonerado do cargo de chefe do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) o delegado César Augusto Monteiro Alves Júnior. No início deste ano, foi divulgado que ele tem 120 pontos de infrações de trânsito em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A exoneração foi publicada nesta terça-feira no Minas Gerais, diário oficial do estado. No lugar dele assume o delegado Alessandro Amaro da Matta, anteriormente no cargo de delegado assistente do Gabinete da Chefia da Polícia Civil.

[SAIBAMAIS]A assessoria de imprensa da corporação informou que ;todas as realocações em seu quadro de pessoal são pautadas em avaliações técnicas administrativas;, e que a realocação de César Augusto Monteiro Alves Júnior deve ser publicada nas próximas edições do Minas Gerais, mas ainda não há data definida.

O delegado havia sido empossado no cargo máximo do Detran em dezembro de 2017. Em janeiro, quando o caso veio à tona, ele negou ser o infrator que recebeu os pontos, mas não explicou como tendo seis vezes mais pontos do que o necessário para perder a CNH, nenhuma medida chegou a ser tomada contra ele. Ele alegava que em nenhum dos casos ele foi identificado como o condutor e nem sequer notificado sobre as infrações. Ele afirmou ser dono de três veículos, mas que, além dele, há familiares e funcionários que também conduzem os automóveis.

Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, exibida em 6 de janeiro, o delegado disse ter determinado ;imediatamente que instaurassem procedimento administrativo contra mim para que apurassem as responsabilidades e que fosse punido conforme qualquer cidadão;. Disse, ainda, que iria ;parar de dirigir neste momento. Vou aguardar o processo legal, o meu amplo direito de defesa, dentro do princípio do contraditório;.

Em 8 de janeiro, Alves Júnior entregou a CNH. A decisão foi tomada depois de uma reunião do Governo de Minas Gerais que afirmou que ele passaria pelo processo de punição e reciclagem. O cargo dele foi mantido pela Polícia Civil na época. ;A decisão pela permanência se deve ao histórico do delegado nos 25 anos atuando como servidor da instituição, demonstrando habilidade técnica, competência, compromisso e urbanidade no trato com o cidadão;, informou a Polícia Civil em uma nota na ocasião.

Afirmou, ainda, que ;o exercício do cargo não isenta qualquer cidadão de suas obrigações legais;. ;Por esse motivo, o Diretor do Detran-MG entregou, voluntariamente, no inicio da tarde de hoje, a Carteira Nacional de Habilitação para dar início ao processo de suspensão. Desta forma, o delegado se responsabilizará pelas infrações como proprietário dos veículos, renunciando aos prazos de defesa e ao direito de recurso para, imediatamente, se submeter ao curso de reciclagem e aos exames nos termos da Lei;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação