Estado de Minas, Agência Estado
postado em 21/05/2018 12:50
São Paulo registrou nesta segunda-feira (21/5) a madrugada mais fria do ano. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) os termômetros registraram em média 8;C e os bairros mais gelados foram Capela do Socorro, na zona sul com 3,2;C e Perus na zona norte, com 5;C.
O ar frio e seco de origem polar continua atuando sobre a região durante esta semana, que terá predomínio de sol ente poucas nuvens a céu claro. Nesta segunda-feira a temperatura máxima prevista é de 21;C, enquanto as taxas de umidade do ar variam entre 32% e 85%.
A frente fria também derrubou a temperatura e causou a formação de geadas em algumas regiões do Estado de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira. Em Campos do Jordão, a temperatura chegou a -0,3 grau, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os termômetros espalhados pela área urbana chegaram a registrar três graus negativos, temperatura ainda menor que a oficial.
A cidade, na Serra da Mantiqueira, a 1.100 metros acima do nível do mar, amanheceu coberta pela geada. Até então, a menor temperatura do ano tinha sido registrada na madrugada de 18 de abril, quando os termômetros marcaram 4,6 graus.
Em Itapeva, no sudoeste paulista, as primeiras geadas do ano, nesta madrugada, atingiram pomares de laranja e lavouras de milho safrinha, mas ainda não havia informação sobre os prejuízos. A geada atingiu também as plantações de banana em encostas de morros no Vale do Ribeira, maior região produtora do Estado.
No Distrito Federal, os termômetros registraram 9,3;C, a menor temperatura do ano. No entanto, ao longo do dia a tendência é que a temperatura varie bastante. Os meteorologistas preveem que o sol deve elevar mais a temperatura à tarde. A máxima prevista, nas horas mais quentes, pode chegar a 26;C. Não há possibilidade de chuva. Contudo, no restante da semana, as temperaturas mínimas devem ser inferiores a 15;C.
RS
O céu limpo e as temperaturas ainda baixas devem persistir durante este início de semana no Rio Grande do Sul. A manhã desta segunda-feira será gelada em praticamente todos os municípios gaúchos. Já no período da tarde, com o sol, a sensação de frio diminui. Em Porto Alegre, a mínima desta segunda foi de 13;C na zona norte e a máxima será de 19;C. Em Caxias do Sul, na serra gaúcha, a previsão aponta 6;C de mínima e na cidade de Vacaria, 3;C.
Na região dos Campos de Cima da Serra, o município de São José dos Ausentes apresentou nesta madrugada 3;C, com sensação térmica abaixo de zero.
Frio bate recorde em Minas
Esta segunda foi também o dia mais frio do ano em BMinas Gerais. Dados do Inmet dão conta que a menor temperatura registrada no estado foi em Monte Verde, no Sul de Minas, com 1,6 grau negativo. Em Maria da Fé, na mesma região, a temperatura foi de 0,1 grau negativo. Já na capital, a temperatura mínima foi de 8,7 graus e não deve passar dos 24 graus.
A queda nas temperaturas é atribuída a uma massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil no fim de semana. Segundo o meteorologista Cléber Souza, do Inmet, Belo Horizonte foi a capital mais fria do Sudeste do país no início da manhã desta segunda. Em São Paulo, a mínima foi de 9,5 graus, no Rio de Janeiro, 13 graus, e em Vitória, no Espírito Santo, a menor temperatura foi 17,7 graus.
No fim de semana, a passagem de uma frente fria (que antecipa a chegada da massa de ar polar) provocou chuva no sábado, mas o fenômeno não deve se repetir nesta semana. A umidade relativa do ar cai em algumas cidades mineiras, principalmente no Triângulo, Noroeste e na Grande BH, onde a umidade fica na casa dos 30%.
[VIDEO1]