Brasil

Polícia apura se homem detido estava em carro usado na morte de Marielle

Conhecido como 'Renatinho Problema', ele é acusado de participação em uma milícia da Zona Oeste do Rio

Renato Souza, Philipe Santos*
postado em 18/12/2018 14:22
A morte da vereadora Marielle Franco completou 9 meses sem solução
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta terça-feira (17/12), em Guapimirim (RJ), um homem suspeito de ter envolvimento com a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes. Segundo a investigação, Renato Nascimento Santos, conhecido como ;Renatinho Problema;, é ligado a uma milícia carioca.

[SAIBAMAIS] De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, a prisão refere-se a um mandado pendente em investigação de homicídio conduzida pela Delegacia de Homicídios da capital do estado, para onde ele será levado para prestar depoimento. No entanto, a corporação alerta que o mandado não é referente ao inquérito do caso Marielle e Anderson.

A polícia também corrigiu a informação de que o investigado seria ex-policial militar. Um outro homem, que estava com o Renatinho, também foi preso, este por porte ilegal de arma de fogo.
Renato é acusado de integrar uma milícia na Zona Oeste do Rio, onde atua Orlando Curicica. A suspeita é que ele estava no veículo, modelo Cobalt, usado na morte da parlamentar. Esse assunto será investigado pela Delegacia de Homicídios do Rio, onde ele prestará depoimento.

Uma testemunha chave para o caso afirmou, em depoimento à polícia, que Marielle foi morta a mando do vereador Marcello Siciliano (PHS), apontado como aliado de Orlando. Ele aparece em conversas telefônicas com milicianos, aos quais ele chama de "irmãos" durante a gravação. Siciliano foi alvo de operação sobre o caso na semana passada.

Em entrevista ao jornal "Estado de S.Paulo" em dezembro, o secretário de Segurança, general Richard Nunes, interventor federal na segurança do Rio, disse que tem grandes chances de que Marielle tenha sido morta por atuar para impedir a grilagem de terras por milicianos na Zona Oeste do Rio.

A vereadora, que era vista em enfrentamentos como Siciliano e combatendo o avanço de milícias, criou projetos sociais que impediam o ingresso de crianças, adolescentes e moradores carentes nas milícias e no tráfico de drogas.

O trabalho dela, de acordo com informações obtidas pela investigação, ameaçava os negócios espúrios das milícias. Ela então se tornou alvo dos criminosos, assim como o deputado federal Marcelo Freixo, que está na lista desses grupos para ser assassinado.
[FOTO1124617]
* Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação