Brasil

Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, é fechado após pouso de emergência

Avião da Latam que ia de São Paulo para Londres teve problema técnico. Todos os pousos e decolagens em Confins foram cancelados. Passageiros falam sobre o susto dentro da aeronave

Pedro Lovisi*/Estado de Minas, Larissa Ricci/Estado de Minas, Cristiane Silva/Estado de Minas
postado em 20/12/2018 07:48
Avião da Latam parado na pista do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, após pouso de emergência
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está fechado para pousos e decolagens nesta quinta-feira. O motivo foi um pouso de emergência durante a madrugada. Os voos com destino a Confins estão sendo direcionados para outros aeroportos e quem tem viagem marcada deve procurar a companhia aérea antes de seguir para o aeroporto. Até as 10h, 117 voos haviam sido cancelados.
[SAIBAMAIS]O avião seguia de São Paulo para Londres. Por meio de nota, a Latam informou que o voo LA8084 partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos à 0h30 e alternou para Confins ;em razão de questões técnicas;. A empresa confirma a previsão de que o terminal só será liberado no início da noite. ;Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 19h;. Mais tarde, o horário de reabertura foi antecipado.
[VIDEO1]
Trinta voos da Latam, tanto pousos quanto decolagens que seriam realizados em Confins foram cancelados. ;A LATAM reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página status de voos e não se dirigirem ao aeroporto;.

Voos desviados

Oito pneus foram danificados durante o pouso de emergênciaA BH Airport, concessionária do Aeroporto de Confins, informou que os pneus da aeronave terão que ser trocados na pista e que as equipes do terminal e da Latam estão trabalhando para providenciar os equipamentos necessários para o procedimento. ;Todos os voos com destino a Belo Horizonte estão sendo direcionados a outros aeroportos. A BH Airport recomenda que todos os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos antes mesmo do deslocamento até o aeroporto;, orienta a concessionária.

A GOL Linhas Aéreas informou que, devido ao fechamento da pista, nove voos da companhia com origem, escala, conexão ou destino em Confins foram cancelados. ; A GOL ressalta que os Clientes com voos cancelados estão sendo reacomodados em outros voos regulares ou reforços, criados para atendê-los a partir da liberação do Aeroporto de Confins.; Ainda segundo a companhia, os passageiros impactados pelos cancelamentos podem remarcar suas viagens, solicitar reembolso ou crédito integral de suas passagens pelo site da empresa, aplicativo ou central de atendimento.

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que os voos programados até o meio-dia que passariam pelo aeroporto da capital mineira estão cancelados. A companhia ainda informa que ;está prestando toda assistência necessária aos seus clientes assim como acompanhando a BH Airport na normalização das operações.;

A Avianca confirmou o cancelamento dos voos 6144 GRU;CNF e 6147 CNF;GRU. ;A companhia esclarece que os clientes impactados podem remarcar as passagens sem custo nos próximos sete dias ou obter reembolso integral. Nesse momento, a Avianca Brasil segue fornecendo todo o suporte necessário para atendê-los da melhor forma possível;, informou por nota. A companhia também afirma que lamenta o ocorrido e o desconforto causado aos clientes, mas ressalta que cancelamentos ou alterações nos horários em função de incidentes externos, às vezes são ;necessários para garantir a segurança de seus clientes e colaboradores, principal prioridade da empresa;.

O Estado de Minas aguarda retorno das outras linhas aéreas que operam no Aeroporto Internacional Tancredo Neves.
Leia a nota da Latam na íntegra:

"A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária. Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 19h.

Em razão disso, 30 voos da companhia de/para Confins foram cancelados até as 19h e 1 alternado. A LATAM reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página Status de Voos e não se dirigirem ao aeroporto.
Àqueles que tiverem seus voos impactados podem alterar seus voos ou solicitar reembolso do bilhete sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade. Outra opção é que os passageiros entrem em contato com o Call Center pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil) antes de se dirigirem ao aeroporto de Confins.

A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.

A LATAM reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação